Formação de professores de matemática no estado do Rio Grande do Norte: mapeando h...
Concepções de desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Modelagem matemática no mundo cibernético: aspectos teóricos e práticos
Processo: | 12/19351-5 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional |
Data de Início da vigência: | 07 de janeiro de 2013 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2013 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
Beneficiário: | Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
Pesquisador visitante: | Beatriz Silva D'Ambrosio |
Instituição do Pesquisador Visitante: | Miami University, Estados Unidos |
Instituição Sede: | Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação matemática Formação de professores Pesquisa científica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | educação matemática | Pesquisa | Tendências Internacionais | Educação Matemática |
Resumo
Em busca de uma maior internacionalização dos programas da UNESP nós, docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE, temos utilizado todas as oportunidades possíveis no estabelecimento de acordos internacionais de colaboração em nossa área. Sabemos que a tríade colaboração-liderança-empreendedorismo tem se tornado cada vez mais agente propulsor do desenvolvimento social, acadêmico e tecnológico e vemos, nesse momento, em que nosso Programa tem liderado nas avaliações da CAPES, uma ótima oportunidade para o estabelecimento de acordos. Como coordenadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e professora/pesquisadora em Educação Matemática considero o compartilhamento de experiências, com pesquisadores nacionais e internacionais fundamental para a ação docente no contexto da universidade. Além disso, tal experiência traz à prática docente, outras perspectivas teórico-metodológicas de concebermos o processo educativo. Acredito que esta deveria ser uma prática mais recorrente no ambiente acadêmico, pois tal prática pode propiciar compartilhamento de experiências e de conhecimentos, necessários e importantes ao exercício da docência e da pesquisa. Tais conhecimentos e experiências possibilitam ao docente trazer para a cultura acadêmica outras visões educacionais, permeadas por diferentes culturas e diferentes perspectivas teórico-metodológicas sobre os processos de ensino. A cooperação entre a Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Departamento de Matemática - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e a Miami University - Department of Mathematics tem por objetivo promover a internacionalização do programa de Pós-Graduação por meio de ações de mobilidade entre professores e estudantes. Mais especificamente, os objetivos da visita proposta são os seguintes: assessorar os projetos de pesquisas que têm como objeto de estudo a Educação Matemática e seus múltiplos contextos sócio-cultural, político e epistemológico; discutir aportes teórico-metodológicos às pesquisas sobre as tendências norte-americana de pesquisas e discutir projetos e experiências brasileiras e norte-americanas sobre formação de professores no contexto da Educação Matemática Esta ação de internacionalização trará a inter-relacionação do grupo de Educação Matemática, coordenado pela professora Dra. Beatriz S. D'Ambrosio, na Miami University e o programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. A cooperação ocorrerá no período de janeiro de 2013 a junho de 2013. As atividades a serem desenvolvidas pela pesquisadora visitante incluem: oferecimento de uma disciplina concentrada para os alunos de Mestrado e de Doutorado da Pós-Graduação em Educação Matemática - Estudos clássicos da educação matemática Norte Americana, reuniões com professores do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, reuniões com alunos de Mestrado e de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, co-orientação e pesquisa compartilhada, colaboração relacionada aos aspectos teórico-metodológicos das pesquisas, em desenvolvimento, palestras, participação das Jornadas de Avaliações Continuadas e dos Seminários - SMEMs do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. A professora discutirá com professores da Pós-Graduação Projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, que envolvem escolas públicas, como o Projeto PIBID - Universidade e Escola e o Projeto com o Instituto Max-Plank (Berlim) e King's College e College of Education (London). (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |