Busca avançada
Ano de início
Entree

SASoS: projeto arquitetural de sistemas de sistemas intensivos em software

Resumo

Com o avanço das tecnologias computacionais e o crescimento em complexidade e tamanho dos sistemas de software, surgiu o conceito de Sistema de Sistemas (do inglês "System of Systems" ou SoS), que se refere a um sistema construído a partir da integração colaborativa de sistemas menores e operacionalmente independentes. Nesse contexto, muitos dos sistemas embarcados críticos, tais como os sistemas militares e robóticos, têm sido construídos como SoS. Em uma outra perspectiva, arquiteturas de software têm tido um papel fundamental no desenvolvimento de sistemas de software, principalmente para agregar atributos de qualidade a esses sistemas, tais como a interoperabilidade e a capacidade de evolução desses sistemas. Contudo, observa-se que a grande maioria dos SoS atuais têm sido construídos sem dar atenção às suas arquiteturas de software, o que pode comprometer os atributos de qualidade presentes nesses sistemas. Além disso, há uma carência de abordagens mais consolidadas, incluindo-se processos, métodos, técnicas e mesmo ferramentas que dêem apoio ao desenvolvimento de SoS. Nesse cenário, o principal objetivo deste projeto de pesquisa é contribuir para facilitar e sistematizar a construção de SoS, dando-se foco nas arquiteturas de software desses sistemas. Mais especificamente, este projeto objetiva propor um processo que contenha métodos, técnicas e ferramentas para sistematizar a construção de arquiteturas de software de SoS, mais especificamente, para o domínio de sistemas embarcados críticos. Visando ter evidências da viabilidade do processo proposto, estudos de casos, experimentos e/ou surveys serão conduzidos, envolvendo a construção de arquiteturas de software de SoS para sistemas embarcados críticos, em particular, para sistemas robóticos e para sistemas de monitoramento de enchentes. Como resultado deste projeto, pretende-se contribuir para a área de Arquitetura de Software, visando propor um meio de sistematizar a construção de arquiteturas de software de SoS. Pretende-se também contribuir para a área de Sistemas Embarcados, visando facilitar a construção desses sistemas. Como um resultado importante e mais abrangente, pretende-se consolidar o grupo de pesquisa em Arquitetura de Software e Sistemas de Sistemas do ICMC/USP, bem como promover e consolidar a cooperação de pesquisa entre o ICMC/USP e o Institut de Recherche en Informatique et Systèmes Aléatoires da Université de Bretagne Sud - IRISA/UBS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, LUCAS BUENO RUAS; LEROUX, ELENA; FELIZARDO, KATIA ROMERO; OQUENDO, FLAVIO; NAKAGAWA, ELISA YUMI. ArchSORS: A Software Process for Designing Software Architectures of Service-Oriented Robotic Systems. COMPUTER JOURNAL, v. 60, n. 9, p. 1363-1381, . (11/06022-0, 14/02244-7, 14/24734-6, 08/57870-9, 11/23316-8)
MANZANO, WALLACE; GRACIANO NETO, VALDEMAR VICENTE; NAKAGAWA, ELISA YUMI. Dynamic-SoS: An Approach for the Simulation of Systems-of-Systems Dynamic Architectures. COMPUTER JOURNAL, v. 63, n. 5, p. 709-731, . (17/06195-9, 17/17448-5, 14/02244-7)
GARCES, LINA; AMPATZOGLOU, APOSTOLOS; AVGERIOU, PARIS; NAKAGAW, ELISA YUMI. Quality attributes and quality models for ambient assisted living software systems: A systematic mapping. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 82, p. 121-138, . (13/20317-9, 15/19192-2, 14/02244-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.