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Informações não-verbais na interação humano-robô aplicadas a um robô recepcionista

Processo: 13/26453-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Josué Junior Guimarães Ramos
Beneficiário:Josué Junior Guimarães Ramos
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Renato Archer (CENPRA). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Artemis Maria Francelin Sanchez Moroni ; Gabriele Trovato ; Helio Azevedo ; Jônatas Manzolli ; José Mario de Martino ; Maxim Makatchev ; Reid Gordon Simmons ; Renato Ramos da Silva ; Roseli Aparecida Francelin Romero
Assunto(s):Robótica  Softwares  Interação homem-máquina  Robôs  Comunicação não verbal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interacão Humano-Robô | Interação não verbal | Robótica Social | software | Robotica - Interface Humano Robô

Resumo

A tecnologia robótica está evoluindo de uma situação onde os robôs estavam completamente isolados das pessoas para uma situação na qual robôs e humanos conviverão lado a lado. Podemos citar como exemplo os robôs pessoais, como os robôs de limpeza e robôs "animais de estimação" e também o caso de robôs desenvolvidos especialmente para trabalhar ao lado de pessoas como o Baxter desenvolvido pela empresa Rethink Robotics. A evolução natural da robótica é uma maior aproximação com os seres humanos, na robótica pessoal e na industrial. A robótica pessoal pode suprir robôs para ajudar seres humanos fisicamente, ou até mesmo mentalmente, permitindo uma vida confortável e autônoma. A indústria continuamente integrará humanos com robôs em suas linhas de produção direcionando para um futuro onde robôs e humanos compartilharão o espaço para a realização de tarefas em conjunto. Este cenário de robôs onipresentes demanda o equacionamento de diversos desafios tecnológicos. Parte dos desafios a serem abordados estão em um campo crescente da Robótica conhecido como interação humano-robô; em inglês Human-Robot Interaction (HRI). A presente pesquisa aborda um tema da HRI que é o da Interação Não Verbal Humano-Robô, cujo objetivo é obter informações sobre o estado mental de uma pessoa numa interação a partir de dados obtidos por sensores, que obtêm informações sobre a a postura corporal, expressões faciais, tom de voz e direção de olhar, entre outros, que são aspectos importantes na interação humana no dia a dia. Nesse cenário, o objetivo da pesquisa é integrar ao robô recepcionista desenvolvido pelo Instituto de Robótica da Carnegie Mellon University, além de características brasileiras, a capacidade de interação baseadas em informações não verbais. Uma das potenciais aplicações dos resultados deste trabalho é de aplicações como a triagem de pessoas em atendimento, como por exemplo em postos de saúde. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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AZEVEDO, HELIO; ROMERO, ROSELI A. F.; RIBEIRO BELO, JOSE PEDRO; HOWARD, A; SUZUKI, K; ZOLLO, L. Reducing the gap between cognitive and robotic systems. 2017 26TH IEEE INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ROBOT AND HUMAN INTERACTIVE COMMUNICATION (RO-MAN), v. N/A, p. 6-pg., . (13/26453-1)
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