Resumo
As Sapindales representam um grupo monofilético dentro das Eudicotiledôneas Malvídeas. A ordem é formada por nove famílias, possui ca. de 5200 espécies alocadas em 473 gêneros e tem distribuição principalmente nas áreas tropicais e temperadas do mundo. Na região Neotropical, a ordem é representada por seis famílias (Anacardiaceae, Burseraceae, Meliaceae, Rutaceae, Sapindaceae e Simaroubaceae) e abarca ca. 40% da diversidade total de espécies do grupo, o que torna essa região um dos seus centros de diversidade. Economicamente, as Sapindales possuem muitos representantes com importância elevada na alimentação, indústria farmacêutica, indústria madeireira, moveleira e naval. As relações filogenéticas entre as famílias não possuem sustentação ou a sustentação é muito baixa (ou o número de terminais é pequeno, levando a resultados duvidosos), o que pode ser melhorado com a inclusão de grupos não amostrados ou subamostrados em estudos anteriores (especialmente de grupos neotropicais). Nesse sentido, este projeto visa a inferir uma hipótese filogenética geral robusta sobre as Sapindales (e a filogenia de quatro gêneros neotropicais selecionados: Schinus, Simaba, Spiranthera e Nycticalanthus), propor uma classificação filogenética para a ordem e hipóteses de datação e origem de cada um dos gêneros neotropicais, estabelecer um panorama de diversificação dos gêneros selecionados e indicando os clados de maior relevância para serem objeto dos próximos estudos filogenéticos, taxonômicos e evolutivos na ordem. Serão utilizadas seis regiões do DNA (cinco plastidiais e uma nuclear) e serão feitas análises filogenéticas e de diversificação de cada um dos gêneros e famílias amostrados. Os resultados esperados são: 1) Apresentar a filogenia (em nível de gênero) e propor uma classificação filogenética de Sapindales e de cada uma das famílias cuja diversidade seja concentrada na região Neotropical; 2) entender a evolução e a diversificação dos grupos neotropicais de Sapindales; 3) formar dois doutores e dois mestres em Botânica; e 4) incrementar a produção da equipe nacional do projeto por meio de um programa de cooperação internacional. (AU)
Publicações científicas
(23)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GROPPO, MILTON;
CAVALCANTE DE LEMOS, LUISA JORIO;
FERREIRA, PAOLA DE LIMA;
FERREIRA, CAROLINA;
BRUNIERA, CARLA POLESELLI;
DE CASTRO, NEUZA MARIA;
PIRANI, JOSE RUBENS;
LEITE EL OTTRA, JULIANA HANNA;
KALLUNKI, JACQUELYN ANN.
A tree nymph of the Brazilian Atlantic Forest: Dryades (Galipeinae, Rutaceae), a new neotropical genus segregated from Conchocarpus.
Molecular Phylogenetics and Evolution,
v. 154,
JAN 2021.
Citações Web of Science: 0.
DA SILVA-LUZ, CINTIA LUIZA;
PIRANI, JOSE RUBENS;
MITCHELL, JOHN DANIEL;
DALY, DOUGLAS;
CAPELLI, NATALIE DO VALLE;
DEMARCO, DIEGO;
PELL, SUSAN K.;
PLUNKETT, GREGORY M.
Phylogeny of Schinus L. (Anacardiaceae) with a new infrageneric classification and insights into evolution of spinescence and floral traits.
Molecular Phylogenetics and Evolution,
v. 133,
p. 302-351,
APR 2019.
Citações Web of Science: 1.
TOELKE, ELISABETH D.;
BACHELIER, JULIEN B.;
LIMA, ELIMAR A.;
GALETTO, LEONARDO;
DEMARCO, DIEGO;
CARMELLO-GUERREIRO, SANDRA M.
Diversity of floral nectary secretions and structure, and implications for their evolution in Anacardiaceae.
Botanical Journal of the Linnean Society,
v. 187,
n. 2,
p. 209-231,
JUN 2018.
Citações Web of Science: 1.
ACEVEDO-RODRIGUEZ, PEDRO;
WURDACK, KENNETH J.;
SILVIA FERRUCCI, M.;
JOHNSON, GABRIEL;
DIAS, PEDRO;
COELHO, RUBENS G.;
SOMNER, GENISE V.;
STEINMANN, VICTOR W.;
ZIMMER, ELIZABETH A.;
STRONG, MARK T.
Generic Relationships and Classification of Tribe Paullinieae (Sapindaceae) with a New Concept of Supertribe Paulliniodae.
SYSTEMATIC BOTANY,
v. 42,
n. 1,
p. 96-114,
JAN-MAR 2017.
Citações Web of Science: 11.