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Escrita acadêmica e identidade à luz da presença indígena na Universidade Federal de São Carlos

Processo: 17/03963-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Maria Silvia Cintra Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita  Letramento  Identidade  Povos indígenas  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Academico | Identidade | Indígenas | Letramento | Escrita acadêmica

Resumo

O livro comporta resultados de pesquisa dos Processos FAPESP 2009/13871-4 e 2015/24353-5, assim como de pesquisa de doutorado orientada pela proponente. Baseia-se em fundamentação teórica advinda dos Estudos do Letramento e dos Estudos de Tradução. Apresenta dados pertinentes a escrita acadêmica na UFSCar, onde há vestibular diferenciado para indígenas. Visa, por um lado, problematizar noções bastante correntes, como aquela que diz respeito as marcas da oralidade na escrita, por outro, defender a importância de metodologia semelhante a proposta por Lea & Street no que tange a escrita de estudantes advindos de escolas públicas ou, mesmo, de escolas de aldeia. Visa, ainda, contribuir para as reflexões em torno das políticas afirmativas voltadas ao ingresso e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas brasileiras. (AU)

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