Busca avançada
Ano de início
Entree

Fontes e níveis diferentes de energia na dieta de ovelhas e seus efeitos na progênie

Processo: 17/20555-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Sarita Bonagurio Gallo
Beneficiário:Sarita Bonagurio Gallo
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Augusto Hauber Gameiro ; Ives Cláudio da Silva Bueno ; Júlio Cesar de Carvalho Balieiro ; Paulo Roberto Leme
Assunto(s):Carcaça  Genômica  Desenvolvimento fetal  Ovinocultura  Nutrição  Carnes e derivados  Reprodução 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carcaça | Carne | Genômica | Nutrição | Programação Fetal | Reprodução | Ovinocultura

Resumo

A energia influencia na reprodução das ovelhas, mas pouco se sabe como os níveis e diferentes fontes podem afetar esta característica. Existem evidencias que a nutrição materna pode afetar a produção e reprodução futura dos descendentes. O projeto tem como objetivo avaliar níveis diferentes de energia na dieta (abaixo da exigência, no nível e acima) segundo as recomendações do NRC (2007), além de comparar as diferentes fontes de energia (celulose, amido, gordura protegida e cromo) na dietas de ovelhas gestantes e as consequências nos seus descentes. Para a realização do projeto será dividido didaticamente em dois experimentos, sendo o primeiro como foco a nutrição das ovelhas e seus índices reprodutivos e o segundo avaliando a programação fetal com avaliações do desempenho reprodutivo das borregas e o zootécnico dos cordeiros. Os experimentos irão acontecer no Setor de Ovinocultura da prefeitura do Campus da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da FZEA - USP. Serão utilizadas 73 ovelhas, em delineamento em Blocos Casualizados, sincronizadas para a estação de monta, feita cobertura com monta natural controlada e alimentadas com 3 níveis de energia, sendo energia de mantença, de gestação e acima da gestação em 25 % a mais. Nas dietas acima da mantença será utilizado três fontes distintas de energia: amido, gordura protegida e cromo. Será avaliada nas matrizes os índices reprodutivos, parâmetros hormonais, genômica e lipidomica. Em um segundo experimento será feita estudo do efeito da mãe na progênie (programação fetal) avaliado o início da vida reprodutiva das borregas e o desempenho zootécnico dos cordeiros no confinamento. Também será avaliado característica da carcaça como os rendimentos, além de parâmetros ruminais como papila. Na carne serão feitas analises morfológicas e histológicas das fibras musculares, além de outros parâmetros de qualidade como maciez, perda de água, índice de miofibrila, colágeno. O delineamento estatístico será em blocos casualizados, onde o bloco será a idade das ovelhas. As análises estatísticas serão realizadas utilizando PROC MIXED do pacote estatístico SAS versão 9.1.2 para Windows (SAS Institute Cary, NC, EUA). As analises não paramétricas serão avaliadas usando o qui-quadrado, e as análises de urina serão feitas com estatísticas descritiva. Será verificada a normalidade dos resíduos pelo teste de Shapiro Wilk e homogeneidade das variâncias pelos testes de Levene. Os dados que não atenderem a estas premissas serão transformados para sua verificação. Os dados originais ou transformados serão submetidos ao Teste de Tukey 5% caso haja interação dos fatores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA FERREIRA DOS SANTOS; LUCIANO BROCHINE; RAFAEL ARAÚJO NACIMENTO; FLÁVIA MALLACO MOREIRA; AUGUSTO HAUBER GAMEIRO; SARITA BONAGURIO GALLO. Economic performance of high-energy diets and supplementation with chromium propionate or calcium salts of palm oil in ewes’ production. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 51, . (17/20555-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.