Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese enzimática de triglicerídeos dietéticos empregando reatores do tipo airlift, leito fixo e leito fluidizado

Processo: 17/11482-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Ariela Veloso de Paula
Beneficiário:Ariela Veloso de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Marcel Otavio Cerri ; Rubens Monti
Assunto(s):Imobilização  Biocatálise 

Resumo

Um dos grandes desafios na indústria de alimentos é a modificação de óleos e gorduras visando à obtenção de lipídios estruturados, destacando-se os triglicerídeos dietéticos, que apresentam importantes aplicações nutracêuticas e alimentares. Os triglicerídeos dietéticos do tipo MLM, contêm ácidos graxos de cadeia média (M) nas posições sn-1 e sn-3 e ácidos graxos de cadeia longa (L) na posição sn-2, e podem ser obtidos por acidólise enzimática de óleos vegetais e ácidos graxos de cadeia média, usando lipases 1,3 específicas. O presente projeto tem como objetivo sintetizar triglicerídeos dietéticos do tipo MLM por meio da acidólise enzimática do óleo de semente de uva com ácido graxo de cadeia média (cáprico, C10) em diferentes tipos de reator Airlift, leito fixo e fluidizado, utilizando lipase de Rhizopus oryzae, imobilizada em suporte de baixo custo, a saber, pó de sabugo de milho. Inicialmente, o reator será caracterizado com relação à hidrodinâmica. A lipase será imobilizada em pó de sabugo de milho, empregando-se o método de ligação covalente. O sistema imobilizado resultante será empregado na condução de reações de acidólise enzimática em regime de batelada em reatores de leito fixo, fluidizado e Airlift. O desempenho dos reatores será avaliado com base no grau de incorporação obtido e aquele que fornecer o grau de incorporação mais elevado será operado em modo contínuo, sendo avaliada sua estabilidade operacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitirão a seleção das condições reacionais mais eficientes para obtenção destes triglicerídeos dietéticos do tipo MLM, com resultados promissores na área de biotecnologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSAN, NATALIA; RODRIGUES, RAFAEL HATANAKA; MONTI, RUBENS; TECELAO, CARLA; FERREIRA-DIAS, SUZANA; PAULA, ARIELA V. Enzymatic modification of grapeseed (Vitis vinifera L.) oil aiming to obtain dietary triacylglycerols in a batch reactor. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 99, p. 600-606, JAN 2019. Citações Web of Science: 2.
DE PAULA, V, ARIELA; NUNES, GISELE F. M.; DE CASTRO, HEIZIR E.; DOS SANTOS, JULIO C. Performance of packed bed reactor on the enzymatic interesterification of milk fat with soybean oil to yield structure lipids. INTERNATIONAL DAIRY JOURNAL, v. 86, p. 1-8, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.