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Dificuldades de aprendizagem em escolas: avaliando a implementacao de um programa para ensino de leitura e escrita.

Processo: 06/53207-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Thaíze de Souza Reis
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Crianças   Transtornos de aprendizagem   Equivalência de estímulos   Fracasso escolar   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Dificuldades De Aprendizagem | Equivalencia De Estimulos | Escrita | Fracasso Escolar | Leitura

Resumo

O paradigma de equivalência de estímulos tem fornecido métodos efetivos para o ensino de repertórios complexos, tais como leitura e escrita. Com base em estudos sobre equivalência, um programa de ensino de leitura e escrita foi elaborado e vem sendo empregado para ensinar estas habilidades a crianças que falham ao adquiri-las. Os repertórios não são diretamente ensinados, mas dados mostram que eles emergem a partir das relações entre estímulos ensinadas (os estímulos são palavras ditadas, palavras impressas e figuras). O presente estudo faz parte de um projeto mais abrangente (que pretende implementar o programa de ensino em escolas de um município) e seu objetivo é avaliar a eficiência do programa quando aplicado em larga escala e por pessoas treinadas para esta finalidade. Serão expostas ao programa todas as crianças que apresentarem dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita. Esta população requer educação especial, pois não tem adquirido estes repertórios a partir de métodos de ensino utilizados. Uma amostra desta população será selecionada para participar do estudo. Será empregado um delineamento de grupo. O grupo experimental será exposto ao procedimento de ensino, o controle será exposto a um programa de ampliação de vocabulário e posteriormente ao procedimento de ensino e um terceiro grupo não terá atendimento. A efetividade do programa de ensino será avaliada por meio de comparação dos desempenhos dos três grupos em testes conduzidos ao final da aplicação do procedimento. (AU)

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