Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação quantitativa da expressão da anexina II e sua correlação com parâmetros laboratoriais de fibrinólise na coagulopatia da leucemia promielocítica aguda em humanos e no modelo animal hCG-PML-RARa

Processo: 05/04296-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eduardo Magalhães Rego
Beneficiário:Rafael Henriques Jácomo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia promielocítica aguda

Resumo

A leucemia promielocítica (LPA) é um subtipo de LMA que se caracteriza por uma mutação no gene do ácido retinóico. Em mais de 95% dos casos esta mutação é decorrente da translocação com o gene da leucemia promielocítica (PML). A característica clínica marcante desta doença é a presença de uma coagulopatia multifatorial, a saber: aumento da ativação da coagulação, fibrinólise e proteólise. Uma molécula expressa na membrana dos blastos da LPA, a Anexina II pode ser um dos fatores contribuintes. A Anexina II apresenta dois sítios de ligação, um ao plasminogênio e outro ao ativador tecidual do plasminogênio, o que pode explicar a exacerbação da fibrinólise observada. Propomos avaliar in vivo a correlação entre a expressão da Anexina II e parâmetros laboratoriais de fibrinólise no sangue de pacientes com LPA e em um modelo transgênico animal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALMAZZO, LEANDRO F. F.; SANTANA-LEMOS, BARBARA A.; JACOMO, RAFAEL H.; GARCIA, AGLAIR B.; REGO, EDUARDO M.; DA FONSECA, LUIZ M.; FALCAO, ROBERTO P. Antibody-targeted horseradish peroxidase associated with indole-3-acetic acid induces apoptosis in vitro in hematological malignancies. Leukemia Research, v. 35, n. 5, p. 657-662, MAY 2011. Citações Web of Science: 12.
DALMAZZO, LEANDRO F. F.; JACOMO, RAFAEL H.; MARINATO, ANDRE F.; FIGUEIREDO-PONTES, LORENA L.; CUNHA, RENATO L. G.; GARCIA, AGLAIR B.; REGO, EDUARDO M.; FALCAO, ROBERTO P. The presence of CD56/CD16 in T-cell acute lymphoblastic leukaemia correlates with the expression of cytotoxic molecules and is associated with worse response to treatment. British Journal of Haematology, v. 144, n. 2, p. 223-229, JAN 2009. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.