Busca avançada
Ano de início
Entree

Captacao celular de uma nanoemulsao semelhante a ldl (lde): efeito da variacao na composicao quimica da nanoemulsao e expressao de receptores de lipoproteinas.

Processo: 06/58371-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Raul Cavalcante Maranhao
Beneficiário:Cristina Pio de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Receptores de LDL   Aterosclerose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose | Nanoparticulas | Receptores De Ldl

Resumo

Em estudos prévios, temos reproduzido o metabolismo da LDL através de nanopartículas artificiais que denominamos LDE, com composição lipídica parecida com a da LDL natural, mas sem a parte protéica da lipoproteína. A LDE, ao ser injetada na circulação plasmática, em contato com as lipoproteínas naturais, adquire apo E, que pode ser reconhecida pelos receptores de LDL. Embora os estudos in vitro de competição com a LDL tenham indicado que a lipoproteína natural desloca a LDE, sugerindo que o receptor da LDL (LDLr) é importante na captação celular da nanopartícula, outros receptores podem estar envolvidos na captação, como o LPR ("LDL receptor-like protein") e os receptores "scavenger" como os da classe A, o SR-A e os da classe B CD36 e SR-B1. Sabe-se que a expressão desses receptores varia em diferentes linhagens celulares. No presente estudo pretende-se verificar se, além dos receptores da LDL, outros receptores também têm um papel na captação da LDE por células diversas como fibroblastos, células endoteliais e células neoplásicas. Outros aspectos a serem explorados serão o efeito da oxidação da LDE sobre a captação por macrófagos, e se a modificação da composição das nanopartículas quanto aos ésteres de colesterol na LDE altera sua captação celular. Os resultados deste estudo deverão ajudar a compreensão dos processos de pinocitose de lipoproteínas e dos mecanismos que permitem o uso da LDE para direcionar fármacos para o tecido alvo em patologias diversas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Cristina Pio de. Captação celular de uma nanoemulsão semelhante a LDL (LDE): efeito da variação na composição química e expressão de receptores de lipoproteínas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.