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Reversão de equivalência de estímulos e mudança de atitude preconceituosa racial

Processo: 07/06345-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Marilia Pinheiro de Carvalho
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Mudança de atitude
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classes de estímulos | mudança de atitude | reversão de equivalência de estímulos | Equivalência de estímulos

Resumo

O potencial gerativo de relações arbitrárias não treinadas entre estímulos conferiu ao paradigma de equivalência de estímulos o status de modelo para investigação experimental de comportamentos humanos complexos inseridos na temática da cognição. Desta perspectiva, atitude preconceituosa em relação à raça poderia ser definida como estabelecimento de relações de equivalência entre integrantes de um grupo social específico e atributos negativos; essas relações seriam socialmente controladas e aprendidas. O uso do paradigma de equivalência de estímulos para estudo deste fenômeno sugeriu possibilidade de que, da mesma forma que foi estabelecido preconceito pela formação de classes entre grupos sociais e atributos negativos, ele pudesse ser desinstalado pela reversão destas mesmas classes. Contudo, literatura da área tem documentado resistência dessas classes formadas por estímulos socialmente carregados em ser revertidas. Os estudos previstos no presente projeto pretendem dar continuidade a estudos dessa área, investigando a possibilidade de reverter classes entre faces de negros e símbolos significativos negativos e entre faces de negros e profissões tradicionalmente atribuídas a esse grupo social e, mais, estabelecer novas classes entre faces de negros e símbolos significativos positivos e entre faces de negros e profissões. Os dois estudos farão uso de procedimentos de matching to sample com atraso em tentativas de treino de discriminação condicional e de teste de equivalência. O presente projeto espera obter dados que auxiliem na investigação dos processos comportamentais envolvidos na formação e na mudança de atitude, bem como fornecer subsídios para o uso de procedimentos de matching to sample no estudo de formação de classes de equivalência com estímulos socialmente carregados.

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