Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professoras dos anos inciais do Ensino Fundamental.

Processo: 09/18224-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Maína Bertagna Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Saberes docentes   Pedagogia   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | ensino de ciencias | formação de professores | pedagogia | Saberes Docentes | Trajetória de Profissional | Formação de Professores de Ciências

Resumo

Pretende-se analisar a trajetória de formação para o ensino de Ciências de algumas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando as fontes de aquisição dos conhecimentos de Ciências e de seu ensino, bem como analisando a formação inicial das professoras e suas possíveis contribuições para os conhecimentos adquiridos nessa área e para as práticas pedagógicas das professoras. No contexto de um estudo de caso, serão selecionadas 6 instituições de ensino superior do estado de São Paulo que possuam o curso de Pedagogia, bem como 6 professoras egressas desses cursos e em exercício nas anos iniciais. Através de entrevistas e observação de aulas dessas professoras, será analisado em que contexto aprenderam os conteúdos e metodologias de Ciências que trabalham na escola, e qual a influência do curso de graduação e dos processos de formação continuada na prática pedagógica das professoras. Também serão entrevistados os respectivos professores universitários da(s) disciplinas(s) do curso de Pedagogia que tratam especificamente da didática e metodologia de ensino em Ciências Naturais, bem como analisados documentos relativos a essas disciplinas (plano de ensino, textos didáticos, roteiros de aulas etc.), a fim de entender quais as contribuições da formação inicial para a prática docente das professoras selecionadas. Neste sentido, espera-se contribuir para a compreensão dos processos de formação profissional das/os professoras/es dos anos iniciais do ensino fundamental, em particular no campo das Ciências Naturais, bem como ampliar o entendimento da relação entre a qualidade da formação inicial e continuada de professores e a qualidade do ensino escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Maína Bertagna. A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.