Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do transcriptoma do desenvolvimento embrionário de fêmeas de Apis mellifera

Processo: 10/08332-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Zilá Luz Paulino Simões
Beneficiário:Flávia Cristina de Paula Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/02061-4 - Validação das interações entre miRNAs e mRNAs-alvo envolvidas na formação do sistema nervoso em embriões fêmeos de Apis mellifera, BE.EP.DR
Assunto(s):Genética do desenvolvimento   Apis mellifica   Embriogênese   MicroRNAs   Transcriptoma

Resumo

Os mecanismos que controlam a expressão dos genes operam em muitos níveis e podem ocorrer antes da transcrição, após a transcrição e após a tradução. Em 1993, foi descoberta uma nova classe de moléculas reguladoras que atuam após a transcrição gênica: os RNAs não-codificadores. Os microRNAs (miRNAs) são moléculas de RNA não-codificador que após processado têm de 20-23 nucleotídeos. A molécula de miRNA madura se une ao complexo proteico RISC e dirige a regulação negativa da expressão dos mRNAs-alvo. Em Drosophila melanogaster sabe-se que os miRNAs participam de processos regulados no desenvolvimento e interferem em importantes processos biológicos como apoptose, divisão celular e oogênese. Abordagens computacionais têm sido desenvolvidas para identificar os mRNAs-alvo dos miRNAs e assim fornecer pistas sobre a função do miRNA baseando-se no papel descrito para os alvos. Muitos organismos já tiveram seu transcriptoma sequenciado, entre eles D. melanogaster e Bombyx mori. Para as abelhas A. mellifera, foi feita uma análise computacional que identificou 65 candidatos a miRNAs. No entanto, nenhum estudo em larga escala do transcriptoma foi feito para as abelhas A. mellifera. O principal objetivo desse projeto é sequenciar o transcriptoma do desenvolvimento embrionário de fêmeas de A. mellifera usando o sistema AB SOLiD (Applied Biosystems, Life Technologies). O sequenciamento de RNAs em larga escala extraídos em diferentes estágios do desenvolvimento é uma ferramenta poderosa não apenas para medir as mudanças no perfil dos transcritos, mas também para descobrir miRNAs específicos da espécie. A validação das análises computacionais será feita por PCR em tempo real dos genes (miRNAs e mRNAs-alvo) da cascata de determinação do sexo no desenvolvimento embrionário de fêmeas e machos de A. mellifera. O conhecimento das interações gênicas que modulam a embriogênese de A. mellifera permitirá a proposta de um modelo genético de desenvolvimento, através da análise das categorias funcionais dos principais genes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, FLAVIA C. P.; PIRES, CAMILLA V.; CLAUDIANOS, CHARLES; CRISTINO, ALEXANDRE S.; SIMOES, ZILA L. P. MicroRNA-34 directly targets pair-rule genes and cytoskeleton component in the honey bee. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, JAN 18 2017. Citações Web of Science: 5.
LOURENCO, ANETE P.; GUIDUGLI-LAZZARINI, KARINA R.; FREITAS, FLAVIA C. P.; BITONDI, MARCIA M. G.; SIMOES, ZILA L. P. Bacterial infection activates the immune system response and dysregulates microRNA expression in honey bees. Insect Biochemistry and Molecular Biology, v. 43, n. 5, p. 474-482, MAY 2013. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.