Busca avançada
Ano de início
Entree

A adesão ao tratamento no caso da tuberculose multirresistente

Processo: 10/18892-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Rita Bertolozzi
Beneficiário:Kuitéria Ribeiro Ferreira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/24413-0 - A adesão ao tratamento da tuberculose multirresistente sob a ótica da epidemiologia social, BE.EP.DR
Assunto(s):Cooperação e adesão ao tratamento

Resumo

A forma resistente do bacilo de Koch é um problema crescente e a adesão ao tratamento representa papel central no controle da tuberculose, principalmente no que se refere à forma multirresistente (TBMR). Neste sentido, este projeto tem como objetivo: identificar as representações de pacientes portadores da TBMR a respeito da adesão ao tratamento. Valer-se-á de metodologia de abordagem qualitativa, tendo os depoimentos de alguns portadores de TBMR que aderiram ao tratamento, como matéria prima para a apreensão e análise de aspectos da vida dos enfermos, os quais podem estar envolvidos na adesão. Será utilizado instrumento semi-estruturado, para a apreensão do perfil de algumas características pessoais, das condições materiais de existência e sobre questões relacionadas à adesão ao tratamento dos pacientes matriculados em um Centro de Referência localizado no Estado de São Paulo. A Teoria das Necessidades e a Determinação Social do Processo Saúde-Doença constituirão a base teórica para a análise do objeto de estudo. Os depoimentos serão gravados e, posteriormente, transcritos na íntegra. O material empírico será analisado segundo técnica de análise de discurso apropriada (baseada na Teoria da Geração de Sentido de Greimás). O número de sujeitos a serem entrevistados dependerá da profundidade, literalidade e reincidência de informações. A coleta de dados ocorrerá após submissão do projeto à Comitê de Ética em Pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, KUITERIA RIBEIRO; ORLANDI, GIOVANNA MARIAH; DA SILVA, TALINA CARLA; BERTOLOZZI, MARIA RITA; DE SIQUEIRA FRANCA, FRANCISCO OSCAR; BENDER, AMY. Representations on adherence to the treatment of Multidrug-Resistant Tuberculosis. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Kuitéria Ribeiro. A adesão ao tratamento no caso da tuberculose multirresistente. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.