Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de otimização para o controle da leishmaniose: análise epidemiológica e econômica

Processo: 11/02633-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Eduardo Massad
Beneficiário:Hélio Junji Shimozako
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13347-9 - Impacto da otimização do controle da leishmaniose visceral: relação entre investimento e eficácia, BE.EP.DR
Assunto(s):Leishmaniose visceral animal   Controle de doenças transmissíveis   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle | Custo | Epidemiologia | Leishmaniose | modelagem matematica | otimização | Modelagem Matemática

Resumo

A leishmaniose visceral zoonótica é uma das mais importantes doenças parasitárias emergentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento do número de casos confirmados e de óbitos, entre 2000 a 2009. Em paralelo a isso, o critério atualmente utilizado para o controle da leishmaniose no Brasil é baseado na eliminação de cães parasitados, o que tem levantado críticas em termos éticos e epidemiológicos. Considerando tal cenário, este projeto tem por objetivo elaborar um modelo de otimização para o controle da leishmaniose, com base em técnicas de programação linear (PL). Para a confecção deste modelo, utilizaremos como base o modelo matemático adaptado de Burattini et al. (1998) e como variáveis de decisão os cinco métodos de controle conhecidos atualmente: tratamento de cães; sacrifício de cães; vacina contra a transmissão; coleiras impregnadas com inseticida e controle de vetores. Além da otimização epidemiológica, também será analisada a otimização sob restrições econômicas, acrescentando ao modelo limitações que representem a disponibilidade de recursos para as atividades do programa de controle da leishmaniose. Visamos que os resultados obtidos sejam úteis como ferramenta de auxílio para as instituições de saúde pública no geral, auxiliando na otimização do planejamento das atividades de controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIMOZAKO, HELIO JUNJI; WU, JIANHONG; MASSAD, EDUARDO. The Preventive Control of Zoonotic Visceral Leishmaniasis: Efficacy and Economic Evaluation. COMPUTATIONAL AND MATHEMATICAL METHODS IN MEDICINE, . (13/13347-9, 11/02633-5)
SHIMOZAKO, HELIO JUNJI; WU, JIANHONG; MASSAD, EDUARDO. The Preventive Control of Zoonotic Visceral Leishmaniasis: Efficacy and Economic Evaluation. COMPUTATIONAL AND MATHEMATICAL METHODS IN MEDICINE, v. 2017, p. 21-pg., . (11/02633-5, 13/13347-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIMOZAKO, Hélio Junji. Modelo de otimização para o controle da leishmaniose: análise epidemiológica e econômica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.