Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação gestacional em pacientes com a dermatomiosite / polimiosite

Processo: 11/15517-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Samuel Katsuyuki Shinjo
Beneficiário:Larissa Sayuri Missumi
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimiosite   Dermatomiosite   Reumatologia

Resumo

As miopatias inflamatórias idiopáticas (MII) são um grupo heterogêneo de doença autoimune crônica, sistêmica, associada à alta morbidade e à incapacidade funcional. Considerando as características clínicas e histopatológicas, as MII podem ser classificadas, em polimiosite (PM), dermatomiosite (DM), dermatomiosite juvenil, miosite por corpúsculo de inclusão, miosite associada à neoplasia e miosite associada a outras colagenoses.Até o presente momento, os trabalhos disponíveis na literatura que abordam a gestação na DM / PM limitam-se principalmente a relatos ou séries de casos clínicos. Isto se deve ao fato da DM / PM:a) ser uma doença autoimune sistêmica relativamente rara;b) acometer principalmente os indivíduos fora da faixa etária de fertilidade (45~55 anos de idade).Consequentemente, a evolução e o comportamento da gestação na MII em atividade ou em remissão da doença e vice-versa é ainda controversa na literatura.Em suma, a escassez de trabalhos de gestação na DM/PM nos motivou a estender a abordagem deste tópico na nossa população de DM/PM em acompanhamento no Serviço terciário composta de grande casuística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARISSA SAYURI MISSUMI; FERNANDO HENRIQUE CARLOS DE SOUZA; JOELMA QUEIROZ ANDRADE; SAMUEL KATSUYUKI SHINJO. Desfechos da gestação em pacientes com dermatomiosite e polimiosite. REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, v. 55, n. 2, p. 95-102, Abr. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.