Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições de uma filosofia da multiplicidade na educação do homem contemporâneo: Michel Serres e o repensar das categorias de totalidade - sujeito, objeto, conhecimento e ação.

Processo: 10/15986-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Maria Emanuela Esteves dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categorias de totalidade | Educação | Filosofia da multiplicidade | Homem contemporâneo | Michel Serres | Filosofia da Educação

Resumo

Este projeto tem por ponto de partida a seguinte constatação: o homem contemporâneo diferencia-se nas características e circunstâncias de seu tempo, singulares na história da humanidade. Sendo esse tempo singular, não seria pertinente pensar ou repensar a educação conforme essa singularidade? Em que sentido pensar a educação do homem contemporâneo imerso na especificidade de seu tempo? Em suma, quais os desafios postos à sua educação e de que forma enfrentá-los? São indagações que se tornaram relevantes após o percurso de tentar compreender as modificações do último século, do qual resulta o ponto de partida referido a princípio. Tal percurso pelas inovações do século XX foi realizado nos últimos três anos, período em que desenvolvi a pesquisa de mestrado na Universidade Estadual de Campinas com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. De forma semelhante, outro ponto de partida conduz a proposição deste projeto e advém, justamente, do desafio apontado à educação do homem contemporâneo, seja repensar as categorias de totalidade. Trata-se do instigante e, cada vez mais pertinente, convite da filosofia, compreendida como lógica da multiplicidade, para pensar o acontecimento da educação. O projeto pretende, portanto, atuar na conjunção desses dois apelos feitos a educação do homem (o apelo das circunstâncias históricas e da filosofia da multiplicidade), visto que eles se direcionam ao mesmo objetivo: problematizar as diretrizes pelas quais o pensamento educacional tem concebido a formação do homem. Tal articulação será feita, por sua vez, através da filosofia de Michel Serres, na qual é possível identificar previamente as condições dessa conjunção. Isso se faz na medida em que essa filosofia da multiplicidade convida a educação a repensar as categorias de totalidade, como trajetória que conduz ao acolhimento da diferença, bem como à apreensão das potencialidades do novo tempo na vida do homem contemporâneo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A multiplicidade como teoria da comunicação na filosofia de Michel Serres e suas contribuições para o pensamento em educação. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.