Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da função de VEGFA e SEMA3 em vias desreguladas nas mielodisplasias e leucemias agudas

Processo: 12/00529-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Bruna Palodetto
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leucemia Aguda | mielodisplasia | Sema3A | Vegfa | Hematologia

Resumo

Síndromes mielodisplásicas (SMD) são um grupo heterogêneo de desordens hematopoiéticas clonais que exibem hematopoese ineficaz. Cerca de um terço dos pacientes com SMD evoluem para LMA. O microambiente contribui para a regulação da auto-renovação, manutenção, diferenciação, proliferação e apoptose das células progenitoras e quando é anormal pode favorecer o desenvolvimento de doenças. Resultados prévios de microarranjos em nosso grupo de pesquisa identificaram diversos transcritos com expressão diferenciada em células CD34+ e estromais da medula óssea de pacientes com mielodisplasia. Dentre eles, o gene VEGFA hiperexpresso em CD34+ e o SEMA3A hiperexpresso no estroma desses pacientes. O gene VEGFA codifica o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), sabe-se que esse fator é secretado por uma variedade de tumores malignos, contribui para neoangiogênese e está aumentado em pacientes com LMA e SMD. O gene SEMA3A codifica a semaforina de classe 3 , que está envolvida na vascularização, angiogênese e na progressão de tumores. Como o fator VEGFA foi previamente relacionado a neoangiogênese e tem como receptor o NRP1, e SEMA3A está relacionada à progressão de tumores e utiliza o mesmo receptor, é possível que SEMA3A iniba os efeitos angiogênicos por competir pelo mesmo receptor do fator VEGFA. O estudo de transcritos desregulados é importante para a compreensão da regulação transcricional e do mecanismo molecular relacionado à heterogeneidade dessas desordens hematológicas. Visto que pouco se sabe sobre o papel dos genes VEGFA, SEMA3A e sua interação em doenças hematológicas o objetivo desse estudo é investigar a função de VEGFA e SEMA3A em vias desreguladas em SMD e leucemias agudas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PALODETTO, Bruna. Influência de VEGFA e SEMA3A na patogênese de síndromes mielodisplásicas e leucemias agudas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.