Busca avançada
Ano de início
Entree

Aggregatibacter actinomycetemcomitans: análise da virulência e do transcriptoma de cepas de linhagens JP2-like e não- JP2 like sorotipo b na indução de peri-implantite experimental em animal

Processo: 12/05911-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de setembro de 2012
Vigência (Término): 01 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Maike Paulino da Silva
Supervisor no Exterior: Casey Chen
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/18683-1 - Aggregatibacter actinomycetemcomitans: perfil de transcrição gênica de isolados clínicos e papel da resposta imune contra Omp29 na indução da periodontite experimental em animais, BP.DR
Assunto(s):Aggregatibacter actinomycetemcomitans   Peri-implantite

Resumo

Certos tipos clonais, bem como sorotipos específicos de Aggregatibacter actinomycetemcomitans parecem estar relacionadas com o periodontite agressiva, indicando que o potencial de virulência deve variar entre as cepas. Assim, para contribuir com compreensão do papel da variabilidade na virulência de A. actinomycetemcomitans, este estudo visa avaliar in vitro o transcriptoma de A. actinomycetemcomitans de linhagens JP2-like e não JP2-like sorotipo b . Além disso, será avaliada a resposta peri-implantar para os implantes inoculados com A. actinomycetemcomitans de linhagens JP2-like e não-JP2 like sorotipo b em um modelo experimental in vivo de peri-implantite por meio da análise de caracterização dos subconjuntos de Th (Th Th17 e Treg) e das citocinas associados em tecidos mucosos peri-implantares , em resposta ao biofilme de A. actinomycetemcomitans nos implantes de titânio e na indução de reabsorção óssea por micro-CT, com concomitante reconstrução 3D do osso peri-implantar. Em seguida, os dados da análise da resposta peri-implantar serão correlacionados com a expressão de genes de virulência associados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REBEIS, ESTELA SANCHES; ALBUQUERQUE-SOUZA, EMMANUEL; DA SILVA, MAIKE PAULINO; GIUDICISSI, MARCELA; MAYER, MARCIA P. A.; SARAIVA, LUCIANA. Effect of periodontal treatment on Aggregatibacter actinomycetemcomitans colonization and serum IgG levels against A-actinomycetemcomitans serotypes and Omp29 of aggressive periodontitis patients. ORAL DISEASES, v. 25, n. 2, p. 569-579, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.