Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação molecular da função da CDKN1C (p57KIP2) e suas mutações no desenvolvimento e no tumor de adrenal

Processo: 12/09391-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luiz Gonzaga Tone
Beneficiário:Kleiton Silva Borges
Supervisor no Exterior: Eric Vilain
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/08699-5 - Mecanismos envolvidos com a inibição de aurora-quinases em carcinoma de adrenal, BP.DR
Assunto(s):Córtex suprarrenal   Mutação

Resumo

A CDKN1C (p57KIP2) é um inibidor de ciclina dependente de quinase, membro da família CIP/KIP, a qual inclui p21 e p27 e está localizada no lócus 11p15. A p57KIP2 apresenta altos níveis de expressão durante a organogêneses, entretanto sua expressão desaparece após o nascimento, exceto no córtex adrenal. Neste caso, sua expressão é mantida na adrenal adulta e seu silenciamento é associado com o carcinoma de adrenal. Recentemente, o grupo do Dr. Eric Vilain (Universidade da Califórnia, Los Angeles - UCLA), encontrou mutações de sentido trocado no sítio de ligação da PCNA (Antígeno nuclear de proliferação celular) no gene CDKN1C (p57KIP2) que resultam na síndrome IMAGe. A síndrome IMAGe é uma desordem de hipocrescimento caracterizada por restrições de crescimento intrauterino, displasia metafisária, hipoplasia congênita da adrenal e anormalidades genitais que podem levar o paciente a óbito. Resultados preliminares mostram que esta mutação inibe a ligação da PCNA na p57KIP2 e causa monoubiquitinação desta proteína. Embora diversas consequências moleculares estejam envolvidas com esses eventos, os efeitos moleculares destas mutações necessitam ser elucidados, uma vez que, entre outras coisas, estão associadas com anormalidades da adrenal. Baseado nestes achados, o objetivo deste projeto é investigar através de ensaios in vivo e in vitro o papel da p57KIP2 e suas mutações no desenvolvimento e tumor de adrenal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, KLEITON S.; ARBOLEDA, VALERIE A.; VILAIN, ERIC. Mutations in the PCNA-binding site of CDKN1C inhibit cell proliferation by impairing the entry into S phase. CELL DIVISION, v. 10, MAR 28 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.