Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do conteúdo de glut4 e seu índice de translocação para membrana plasmática em tecido muscular de ratos adultos, proles de ratas com doença periodontal

Processo: 13/08783-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Doris Hissako Sumida
Beneficiário:Maria Sara de Lima Coutinho Mattera
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Resistência à insulina   Transportador de glucose tipo 4   Endocrinologia

Resumo

O fenômeno conhecido como "programming" sugere que estímulos ou agressões durante a vida intrauterina podem resultar em alterações permanentes na fisiologia e metabolismo da descendência, aumentando o risco de doenças na vida adulta. Estudos demonstraram que tanto a doença periodontal (DP) como o aumento do tecido adiposo elevam o nível de citocinas plasmáticas. E citocinas, como por exemplo, o TNF-alfa, têm sido relacionadas com a redução da expressão de GLUT4 e resistência à insulina. Sabendo que o GLUT4 é importante para homeostase glicídica, o objetivo do presente estudo será avaliar: o conteúdo da proteína transportadora de glicose GLUT4 e seu índice de translocação para membrana plasmática em tecido muscular esquelético gastrocnêmio de ratos adultos, proles de ratas com doença periodontal. As ratas serão divididas em dois grupos: 1) com doença periodontal (DP), no qual esta doença será induzida por meio de ligadura com fio de seda ao redor do 1º molar inferior; 2) ratas controle (CN). Após 7 dias da colocação da ligadura, as ratas de ambos os grupos serão colocadas para acasalamento, verificando-se diariamente, por esfregaço vaginal, o dia da copulação. As ratas prenhas serão separadas em caixas individuais. Quando os filhotes machos destas ratas completarem 75 dias, realizar-se-ão os experimentos: 1) avaliação do conteúdo da proteína transportadora de glicose GLUT4 e seu índice de translocação para membrana plasmática em tecido muscular esquelético gastrocnêmio pelo método de "Western Blotting"; 2) glicemia e insulinemia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA COUTINHO MATTERA, MARIA SARA; CHIBA, FERNANDO YAMAMOTO; DE OLIVEIRA DA MOTA, MAX SANDER; PEREIRA, RENATO FELIPE; ERVOLINO, EDILSON; CHAVES NETO, ANTONIO HERNANDES; PESCININI SALZEDAS, LEDA MARIA; SCARAMELE, NATALIA FRANCISCO; SILVA, CRISTINA ANTONIALI; OKAMOTO, MARISTELA MITIKO; MACHADO, UBIRATAN FABRES; SUMIDA, DORIS HISSAKO. Maternal periodontitis decreases plasma membrane GLUT4 content in skeletal muscle of adult offspring. Life Sciences, v. 148, p. 194-200, MAR 1 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTERA, Maria Sara de Lima Coutinho. Avaliação da fosforilação da AKT e do conteúdo da proteína transportadora de glicose GLUT4 em tecido muscular esquelético de ratos adultos, proles de ratas com doença periodontal. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.