Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos para avaliação de displasia cortical em pacientes com epilepsia refratária através da análise de imagens de ressonância magnética

Processo: 13/15445-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Luiz Otavio Murta Junior
Beneficiário:Luiz Otavio Murta Junior
Anfitrião: Ron Kikinis
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Harvard University, Boston, Estados Unidos  
Assunto(s):Epilepsia   Segmentação de imagens   Processamento de imagens

Resumo

A displasia cortical (DC) é o tipo mais frequente de causa para a epilepsia refratária. Diferentes achados são usados para caracterizar e localizar o foco epileptogênico, porém nenhum método é autossuficiente no sentido de evidenciar a presença e local original das crises. Embora haja relatos na literatura indicando alterações no padrão de distribuição de tons de cinza e morfologia dos voxels decorrentes da DC, nenhum estudo sistemático foi realizado propondo uma metodologia eficaz para tipos sutis de DC. Neste sentido, esta proposta investigará a presença e localização do foco epileptogênico através de análise de: espessura cortical, padrões de textura, e morfologia wavelets de voxels em imagens de ressonância magnética (IRM) após segmentação usando filtros de difusão anisotrópica anômala e contorno ativo geodésico. Este método será validado utilizando uma base de imagens retrospectiva multicentro de avaliação cirúrgica, cujo tecido epileptogênico extraído tenha sido avaliado contendo achados histopatológicos documentados. Investigaremos a eficácia da detecção da DC em diferentes condições: para diferentes classes de displasias; diferentes escalas de observação das regiões de interesse; o ganho de eficácia para scanners de 3 T, em relação ao de 1,5 T. Espera-se ao fim do projeto, validar o método proposto respondendo diferentes perguntas a respeito da detecção de DC, e obter uma ferramenta funcional para a investigação clínica e apoio à cirurgia pronta para ser estendida com outros métodos de apoio à cirurgia de epilepsia e investigação da DC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, L. E. V.; SENRA FILHO, A. C. S.; FAZAN, V. P. S.; FELIPE, J. C.; MURTA JUNIOR, L. O. Two-dimensional sample entropy: assessing image texture through irregularity. BIOMEDICAL PHYSICS & ENGINEERING EXPRESS, v. 2, n. 4 AUG 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.