Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de materiais microestruturados a partir de biopolímeros para obtenção de curativos de alto desempenho

Processo: 13/18958-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Marisa Masumi Beppu
Beneficiário:Giovana Maria Genevro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Polímeros naturais

Resumo

A recuperação de feridas crônicas, que apresentam complicações e demandam tempo elevado para a cicatrização, é ainda um desafio para a medicina, pois geralmente é um processo custoso e que em alguns casos resulta em amputação do membro lesionado. O desenvolvimento de curativos que combinem todas as necessidades, tais como manutenção do leito da ferida úmido e ao mesmo tempo a remoção do excesso de exsudato, além de proteger a ferida de infecções secundárias é um tema atual. Neste trabalho, combinaremos as qualidades de três polímeros naturais que desempenham papel importante no ramo de biomateriais, que são a atividade antimicrobiana da quitosana, a elasticidade da glucomanana e a resistência mecânica da fibroína de seda, a fim de obter um material altamente hidratável, resistente e flexível, de baixo custo e ecologicamente correto. Do ponto de vista tecnológico, objetivaremos a obtenção de membranas assimétricas, com uma face de topo mais densa visando controlar a perda de água e a passagem de microrganismos e outra face porosa, para o contato com o leito da ferida, a fim de absorver e drenar o excesso de exsudato e manter a umidade. Do ponto de vista científico será estudado o comportamento termodinâmico, as interações desses polímeros, bem como os parâmetros que interferem na formação de poros e que afetam as propriedades mecânicas, a permeabilidade ao vapor d´água, a atividade antimicrobiana e a biocompatibilidade. Espera-se ao final deste estudo, além do conhecimento fundamental da combinação destes três polímeros naturais, obter um material funcional, de qualidade, eficiente e de baixo custo, cumprindo também uma importante função social.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENEVRO, GIOVANA MARIA; DE MORAES, MARIANA AGOSTINI; BEPPU, MARISA MASUMI. Freezing influence on physical properties of glucomannan hydrogels. International Journal of Biological Macromolecules, v. 128, p. 401-405, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 1.
GENEVRO, GIOVANA MARIA; GOMES NETO, REGINALDO JOSE; BEPPU, MARISA NLASUMI; DE MORAES, MARIANA AGOSTINI; PAULO, LETICIA DE ALMEIDA; LOPES, PATRICIA SANTOS. Glucomannan asymmetric membranes for wound dressing. Journal of Materials Research, v. 34, n. 4, p. 481-489, FEB 28 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GENEVRO, Giovana Maria. Desenvolvimento de materiais microestruturados a partir de biopolímeros para obtenção de curativos de alto desempenho. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANAS ASSIMÉTRICAS, MEMBRANAS ASSIM OBTIDAS E USO BR1020150319339 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Giovana Maria Genevro; Reginaldo José Gomes Neto; Mariana Agostini De Moraes; Marisa Masumi Beppu - 18 de dezembro de 2015

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação PCT/BR2016/000130 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 18 de novembro de 2016