Busca avançada
Ano de início
Entree

Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos

Processo: 13/25653-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05602-7 - Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos, BE.EP.DR
Assunto(s):Dislexia   Controle motor   Postura   Controle postural   Consciência corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Motor | Controle Postural | integração sensorial | percepção | Controle motor

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos sugerem que crianças com dislexia apresentariam alteração no processo dinâmico de repesagem sensorial, que é a capacidade do sistema de atribuir importância ou pesos diferentes para os estímulos sensoriais de diferentes fontes, sendo uma possível explicação para essa piora no desempenho postural. O objetivo desse estudo será avaliar como ocorre o processo dinâmico de repesagem sensorial de múltiplas fontes sensoriais no controle postural de crianças com dislexia. Trinta crianças com dislexia e trinta crianças sem dislexia com 10 anos de idade participarão de três experimentos. No primeiro experimento, será investigado se crianças com dislexia modulam a oscilação corporal em função da realização de uma tarefa de leitura de forma similar às crianças sem dislexia. Nos experimentos dois e três serão utilizadas uma sala móvel e uma barra de toque móvel, simultaneamente, manipulando estímulos sensoriais recebidos pelos canais sensoriais visual e somatossensorial, respectivamente. No segundo experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças nos estímulos sensoriais visual e somatossensorial independentemente (repesagem intra-modalidade). Por fim, no terceiro experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças dos estímulos sensoriais visual e somatossensorial concomitantemente (repesagem inter-modalidade). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5, . (16/05602-7, 15/26637-0, 13/25653-7)
RAZUK, MILENA; LUKASOVA, KATERINA; BUCCI, MARIA PIA; BARELA, JOSE A.. Dyslexic children need more robust information to resolve conflicting sensory situations. DYSLEXIA, v. 26, n. 1, p. 52-66, . (13/25653-7, 16/05602-7)
RAZUK, MILENA; PERRIN-FIEVEZ, FAUSTINE; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; PEYRE, HUGO; BARELA, JOSE ANGELO; BUCCI, MARIA PIA. Effect of colored filters on reading capabilities in dyslexic children. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 83, p. 1-7, . (16/05602-7, 13/25653-7)