Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação da dibucaína em lipossomas com gradiente iônico transmembranar

Processo: 13/13965-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Verônica Muniz Couto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos   Dibucaína   Lipossomos   Anestésicos locais

Resumo

A dibucaína é um Anestésico Local (AL) da família das amino-amidas e que tem uso potencial como anestésico tópico. Atualmente, é indicado em inflamações retais, como hemorróidas. Esse AL vem sendo estudado no grupo de pesquisa de Biomembranas (IB-Unicamp) em relação à interação com membranas fosfolipídicas e no desenvolvimento de formulação com carreadores lipídicos nanoestruturados e ciclodextrinas, com resultados bastante promissores. Neste estudo, lipossomas preparados com gradiente iônico serão testados in vitro e in vivo, e sua eficácia será comparada com a de formulações comerciais de dibucaína atualmente disponíveis no mercado farmacêutico. Sendo assim, propomos dar continuidade à linha de pesquisa de sistemas de liberação sustentada para anestésicos locais, desenvolvendo e caracterizando uma formulação farmacêutica para a dibucaína em lipossomas com gradiente transmembranar interno-externo de íons. Através de um processo simples e rápido de encapsulação, objetiva-se aumentar o tempo de duração do bloqueio sensorial e diminuir a toxicidade da dibucaína, visando futura aplicação clínica por vias tópica e/ou infiltrativa, no tratamento da dor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COUTO, VERONICA M.; PRIETO, MARIA J.; IGARTUA, DANIELA E.; FEAS, DANIELA A.; RIBEIRO, LIGIA N. M.; SILVA, CAMILA M. G.; CASTRO, SIMONE R.; GUILHERME, VIVIANE A.; DANTZGER, DARLENE D.; MACHADO, DAISY; ALONSO, V, SILVIA DEL; DE PAULA, ENEIDA. Dibucaine in Ionic-Gradient Liposomes: Biophysical, Toxicological, and Activity Characterization. Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 107, n. 9, p. 2411-2419, SEP 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COUTO, Verônica Muniz. Encapsulação da dibucaína em lipossomas com gradiente iônico transmembranar. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.