Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovações pedagógicas de uma educação do corpo ao ar livre: a escola de aplicação ao ar livre do Estado de São Paulo (1922-1956)

Processo: 14/11153-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 24 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Denise Bernuzzi de Sant'Anna
Beneficiário:André Dalben
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação física   História da educação   Natureza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:historia da educação | História da Educação Física | História do Corpo | natureza | Vida ao Ar Livre | História da Educação

Resumo

O Projeto de Pesquisa Pós-Doutoral toma como principal objeto de estudos a primeira e única Escola ao Ar Livre criada no Brasil, implantada no interior do Parque da Água Branca (São Paulo) em 1939. A partir de uma pesquisa histórica, pretende-se investigar sobretudo sua inserção no movimento médico-pedagógico internacional de Escolas ao Ar Livre, o qual teria tido início em 1922, com a realização do I Congresso Internacional de Escolas ao Ar Livre em Paris, encerrando-se em 1956, ano da realização de sua quinta e última edição, mesmo ano em que a Escola ao Ar Livre paulistana deixara as dependências do Parque da Água Branca para abrigar-se em um edifício escolar especialmente construído para esta finalidade. Parte-se da hipótese de que muitas das ideias para a criação da Escola ao Ar Livre paulistana chegaram ao Brasil a partir dos debates estabelecidos nos Congressos Internacionais de Escolas ao Ar Livre, os quais podem ter alimentado os movimentos de renovação pedagógica estabelecidos pela Escola Nova. A investigação adotará como fontes principais os anais dos referidos eventos científicos, assim como dos Congressos Pan-Americanos da Criança e os documentos oficiais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A motivação para a pesquisa proposta advém do fato das Escolas ao Ar Livre terem sido concebidas como uma iniciativa alternativa de educação pública que, ao unir as teorias da saúde pública e dos movimentos da Escola Nova, em circulação durante às primeiras décadas do século XX, conformaram um dos exemplos mais refinados de uma educação do corpo ao ar livre. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)