Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros nutricionais e metabólicos da associação de intensidades de pastejo com doses de suplemento na recria de tourinhos Nelore

Processo: 14/21138-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ricardo Andrade Reis
Beneficiário:Lutti Maneck Delevatti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo animal   Pastagens   Gado Nelore   Suplementação alimentar

Resumo

A bovinocultura de corte no Brasil se baseia na utilização de forragem como principal fonte de alimento, porém os bovinos podem apresentar deficiências em relação às exigências nutricionais quando se busca seu máximo desempenho em pastagens, mesmo no período de águas. Sendo assim, a suplementação da dieta a pasto é uma estratégia importante no sistema de criação. objetiva-se com este trabalho avaliar o consumo, digestibilidade da dieta, parâmetros ruminais e síntese de proteína microbiana de tourinhos suplementados na fase de recria em pastagens durante o período das águas. Serão utilizados 18 piquetes de Brachiaria brizantha cv. Marandu, pastejados a 15; 25 e 35 cm por bovinos de corte cânulados em fase de recria, em lotação contínua, com taxa de lotação variável no período das águas. Serão utilizadas as estratégias de suplementação: suplementos múltiplos na quantidade de 0,3% e 0,6% do Peso Corpora (PC) para os animais dos pastos de 15 cm; 0,1% e 0,3% do PC nos pastos de 25 cm; e mistura mineral e 0,1% do PC nos pastos de 35 cm. Serão mensurados consumo e digestibilidade da forragem e do suplemento, síntese de proteína microbiana, dinâmica da degradação da Fibra em Detergente Neutro (FDN), balanço de nitrogênio da dieta e parâmetros ruminais do animais recriados em cada sistema correspondente as alturas de pastejo associado a suplementação. O delineamento estatístico adotado será quadrado latino duplo incompleto, com doze animais cânulados, seis tratamentos, e quatro períodos experimentais na estação chuvosa. Serão aplicados testes para pressuposições estatísticas sobre os dados obtidos, análise de variância, e teste Tukey para comparação de médias e avaliação do efeito dos tratamentos (P<0,10). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELEVATTI, LUTTI MANECK; ROMANZINI, ELIEDER PRATES; WERNER KOSCHECK, JEFFERSON FABIANO; DA ROSS DE ARAUJO, TIAGO LUIS; RENESTO, DIEGO MONTEIRA; FERRARI, ADRIANA CRISTINA; BARBERO, RONDINELI PAVEZZI; MULLINIKS, JOHN TRAVIS; REIS, RICARDO ANDRADE. Forage management intensification and supplementation strategy: Intake and metabolic parameters on beef cattle production. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 247, p. 74-82, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELEVATTI, Lutti Maneck. Parâmetros nutricionais e metabólicos de novilhos nelore recriados em pastos de diferentes alturas e doses de suplemento. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.