Busca avançada
Ano de início
Entree

Hábitos de vida e fatores de risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV/AIDS no município de Ribeirão Preto - SP

Processo: 14/26843-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Renata Karina Reis
Beneficiário:Marcela Antonini
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Infectologia   Terapia antirretroviral de alta atividade   AIDS   Hábitos alimentares   Fatores de risco para doença cardiovascular   Avaliação clínica   Estudos transversais   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Hábitos de vida | infecção pelo HIV | risco cardiovascular | Infectologia

Resumo

A introdução da terapia antirretroviral (TARV) resultou em um controle mais eficaz da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), restauração da imunidade e redução de morbimortalidade, transformando a aids em uma condição crônica, controlável por meio do uso destes medicamentos. Nesse contexto, evidenciou-se um aumento no risco de doenças cardiovasculares nesses indivíduos. No Brasil, a avaliação do risco cardiovascular nessa população, particularmente, no contexto da assistência de enfermagem ainda é incipiente. Neste sentido, este trabalho objetiva analisar os hábitos de vida e o risco cardiovascular de pessoas vivendo com HIV/aids. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa que será realizado num centro de atendimento especializado a pessoas que vivem com HIV/aids no município de Ribeirão Preto - SP. Serão utilizados os instrumentos de avaliação do risco cardiovascular, de avaliação da alimentação saudável e de caracterização sociodemográfica, clínico e comportamental. Para a análise dos dados serão usadas tabelas de frequência para as variáveis e estatística descritiva (média, desvio-padrão) para as variáveis contínuas. Será utilizado o teste do qui-quadrado para análise de associação das variáveis: alimentação, tabagismo, etilismo, sedentarismo e os fatores de risco cardiovascular. O trabalho foi aprovado no de Comitê de Ética da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, conforme resolução 466/2012, sob parecer de nº 794.563/2014. Assim, espera-se identificar os hábitos de vida e descrever a relação entre os mesmos e os fatores de risco cardiovasculares modificáveis e não modificáveis de pessoas vivendo com HIV/aids, para que enfermeiros e outros profissionais de saúde possam sistematizar sua assistência, prevenindo a morbimortalidade cardiovascular nessa população.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELA ANTONINI; ELIZABETE SANTOS MELO; CHRISTEFANY RÉGIA BRAZ COSTA; GISELLE JULIANA DE JESUS; ELUCIR GIR; RENATA KARINA REIS. ASSOCIAÇÃO ENTRE HÁBITOS DE VIDA E RISCO CARDIOVASCULAR EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. Cogitare enferm., v. 23, n. 3, . (14/26843-7)