Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação eletroacústica de sistemas de frequência modulada em usuários de implante coclear

Processo: 14/20398-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriane Lima Mortari Moret
Beneficiário:Vanessa Luisa Destro Fidêncio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção da fala   Deficiência auditiva   Implante da cóclea   Audiologia   Testes de impedância acústica

Resumo

Introdução: O teste eletroacústico recomendado para auxiliar fonoaudiólogos na seleção, verificação e adaptação dos Sistemas de Frequência Modulada (FM) em usuários de aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) mede a transparência entre os dois dispositivos. Essas medidas eletroacústicas não são viáveis com implante coclear (IC), porque não existe nenhum método padrão disponível para medir a saída elétrica do processador de som do implante coclear. Ao mesmo tempo, o uso de um protocolo de verificação eletroacústica do Sistema FM em IC é essencial para que possam ser realizados os ajustes do dispositivo, para proporcionar uma situação ideal de escuta. Objetivo: Realizar um protocolo de teste de verificação eletroacústica para Sistemas FM acoplados a três diferentes processadores de sons de IC e determinar a validade do protocolo por meio de medidas de desempenho comportamental dos participantes. Métodos: O protocolo de verificação eletroacústica será realizado por meio do uso do equipamento Audioscan Verifit (VF-1) com acoplador HA-1, além do uso do dispositivo de verificação de escuta correspondente a cada processador de som do IC. Para avaliação da percepção da fala no ruído, o procedimento realizado será a aplicação da versão brasileira do teste Hearing in Noise Test (HINT), em campo livre em dois momentos: antes da realização das medições do protocolo eletroacústico e após as medições e ajuste do ganho do Sistema FM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DESTRO FIDENCIO, VANESSA LUISA; DE SOUZA JACOB, REGINA TANGERINO; TANAMATI, LIEGE FRANZINI; BUCUVIC, ERIKA CRISTINA; MORTARI MORET, ADRIANE LIMA. Electroacoustic verification of frequency modulation systems in cochlear implant users. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 85, n. 2, p. 162-169, MAR-APR 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIDÊNCIO, Vanessa Luisa Destro. Verificação eletroacústica de sistemas de frequência modulada em usuários de implante coclear. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.