Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização como apoio à identificação de atributos relevantes em dados multidimensionais variantes no tempo

Processo: 15/12831-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de outubro de 2015
Vigência (Término): 04 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Aurea Rossy Soriano Vargas
Supervisor no Exterior: Bernd Hamann
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24537-0 - Visualização como apoio à identificação de atributos relevantes em dados multidimensionais variantes no tempo, BP.DR
Assunto(s):Visualização   Análise de dados

Resumo

Este projeto de pesquisa é um requisito para a Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), no Instituto de Análise de Dados e Visualização (IDAV) da Universidade da Califórnia (UC Davis), em Davis, sob a supervisão do Professor Bernd Hamann. A pesquisa atual de doutorado aborda a utilização de técnicas de Visualização Multidimensional para apoiar tarefas de análise exploratória, relacionada à identificação de atributos relevantes, para entender o comportamento de um fenômeno multivariado. Este projeto envolve uma colaboração interdisciplinar com pesquisadores do Departamento de Cartografia da UNESP de Presidente Prudente, os quais estudam os efeitos da cintilação ionosférica, um fenômeno que afeta medidas obtidas pelos Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS). Esses pesquisadores registram os dados do fenômeno em um banco de dados. A hipótese é que a visualização exploratória pode ser aplicada com sucesso para ajudar aos especialistas a identificar o conjunto de variáveis e seu comportamento correspondente, que determinam e explicam a ocorrência de índices altos de cintilação. O objetivo é desenvolver e validar um arcabouço visual que auxilie aos usuários na identificação de como diferentes atributos estão relacionados ao comportamento deste fenômeno variável no tempo. A solução obtida contribuirá para uma melhor compreensão das questões envolvidas e poderá ser aplicada a outros problemas com características semelhantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SORIANO-VARGAS, AUREA; HAMANN, BERND; DE OLIVEIRA, MARIA CRISTINA F. TV-MV Analytics: A visual analytics framework to explore time-varying multivariate data. INFORMATION VISUALIZATION, JULY 2019. Citações Web of Science: 0.
SORIANO-VARGAS, AUREA; VANI, BRUNO C.; SHIMABUKURO, MILTON H.; MONICO, JOAO F. G.; OLIVEIRA, MARIA CRISTINA F.; HAMANN, BERND. Visual analytics of time-varying multivariate ionospheric scintillation data. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 68, p. 96-107, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.