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A dramaturgia na Primeira República: as relações da função dramaturgo com o teatro na sociedade brasileira pós-monárquica (ou recém-republicana)

Processo: 16/05680-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Ferdinando Martins
Beneficiário:Phelippe Celestino Pereira dos Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/10743-1 - Teatro, sociedade e modernismo: a função dramaturgo entre a França e o Brasil, BE.EP.MS
Assunto(s):Dramaturgia   História do teatro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia | história do teatro | teoria do teatro | História do Teatro Brasileiro

Resumo

Este projeto busca expor os princípios de uma pesquisa com fins de análise e reflexão diante da produção teatral e principalmente dramatúrgica dos anos entre 1889 e 1930. Possui como foco a dramaturgia de escritores que através de tentativas estéticas e formais buscaram propor uma "renovação" diante da tradição teatral em voga: o teatro "ligeiro". Articula-se, para tanto, conceitos históricos, sociais e estéticos, observando assim a função dramaturgo em relação à sociedade e ao teatro.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Phelippe Celestino Pereira dos. Raízes do drama moderno brasileiro: o paradigma teatro-literatura e as primeiras rupturas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.