Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprocessos alternativos de purificação de L-asparaginase terapêutica para leucemia linfoide aguda (LLA)

Processo: 16/01869-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Priscila Gava Mazzola
Beneficiário:Louise Lacalendola Tundisi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08617-7 - Produção de L-asparaginase extracelular: da bioprospecção à engenharia de um biofármaco antileucêmico, AP.TEM
Assunto(s):Tecnologia farmacêutica   Indústria farmacêutica   Biopolímeros   Biofármacos   Enzimas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolímeros | biotecnologia farmacêutica | enzimas | Processos biotecnológicos | Tecnologia Farmacêutica

Resumo

Há forte tendência mundial em buscar rotas alternativas para produção de princípios ativos farmacêuticos obtidos por processos biotecnológicos. Contudo, tanto na pesquisa quanto na produção industrial farmacêutica, o Brasil apresenta fraca expressão no cenário mundial. Agravando a situação, fornecedores internacionais de biofármacos para o Brasil estão perdendo o interesse no mercado e descontinuando a produção de diversos desses, principalmente os relacionados ao tratamento onco-hematológico. Nesse contexto, o presente projeto propõe a pré-purificação de L-asparaginase, biofármaco amplamente utilizado no tratamento de leucemias como a leucemia linfoide aguda que atinge principalmente crianças de 3 a 5 anos e adolescentes, aumentando sua sobrevida de 20% para 90%. Essa purificação será feita através de precipitação com sulfato de amônio e etanol integrada com extração da enzima por sistemas bifásicos aquosos (PEG/poliacrilato e sistemas micelares compostos por Titon X-114 e tampão). Os ensaios de pré-purificação serão precedidos por estudos de estabilidade da biomolécula comercial e biossintetizada na presença dos componentes dos sistemas de precipitação e extração utilizados. O uso de tais sistemas é amplo e pode ser aplicado em diferentes etapas do processo de produção da enzima, como nas etapas: clarificação, concentração e purificação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUISE LACALENDOLA TUNDISI; DIEGO DE FREITAS COÊLHO; ALESSANDRA VALÉRIA DE SOUSA FARIA; ADALBERTO PESSOA JUNIOR; ELIAS BASILE TAMBOURGI; LAURA DE OLIVEIRA NASCIMENTO; EDGAR SILVEIRA; PRISCILA GAVA MAZZOLA. Two-Step Purification of L-Asparaginase from Acrylaway® L. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 58, . (13/08617-7, 16/01869-9)
TUNDISI, LOUISE LACALENDOLA; COELHO, DIEGO DE FREITAS; DE SOUSA FARIA, ALESSANDRA VALERIA; PESSOA JUNIOR, ADALBERTO; TAMBOURGI, ELIAS BASILE; NASCIMENTO, LAURA DE OLIVEIRA; SILVEIRA, EDGAR; MAZZOLA, PRISCILA GAVA. Two-Step Purification of L-Asparaginase from Acrylaway((R)) L. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 58, p. 13-pg., . (16/01869-9, 13/08617-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TUNDISI, Louise Lacalendola. Bioprocessos alternativos de purificação de L-Asparaginase terapêutica para leucemia linfóide aguda (LLA). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.