Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre o perfil de fatores de risco para doença cardiovascular com destaque para fatores associados a dieta como a deficiência de selênio e os níveis de TSH/T4-livre e a função tireoidiana

Processo: 16/22077-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Isabela Judith Martins Bensenor
Beneficiário:Gustavo Rosa Gentil Andrade
Instituição-sede: Hospital Universitário (HU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17213-2 - Incidência de doença tireoidiana clínica, subclínica e de anticorpos anti-tireoperoxidase no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), AP.TEM
Assunto(s):Adultos   Nutrientes (alimentação)   Fatores de risco   Doenças cardiovasculares

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar a associação entre o perfil de fatores de risco para doença cardiovascular, com destaque para a ingestão de nutrientes, e os níveis de TSH/T4-livre e a função tireoidiana, em adultos. Trata-se de um estudo que utilizará dados da linha de base do Estudo longitudinal de saúde do Adulto (ELSA-Brasil), desenvolvido com funcionários, de ambos os sexos, de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Neste estudo, o método de coleta de dados dietéticos é QFA, validado a partir da aplicação de três recordatórios de 24hs em uma parte da amostra; para avaliar função tireoidiana foi analisada a dosagem do hormônio tireotrópico em todos os participantes e a tiroxina livre foi mensurada nos participantes com TSH baixo (< 0.4 UI/ml) ou alto (> 4,0 UI/ml). Os dados referentes ás características socioeconômicas, demográficas, bioquímicas, antropométricas e de estilo de vida da amostra serão descritos por medidas de tendência central para as variáveis contínuas e por proporções e frequências para as variáveis categóricas. A associação entre as variáveis de interesse (ingestão de nutrientes e função tireoidiana) será investigada por meio de modelos de regressão múltipla. Serão feitas análises brutas e ajustadas pela energia pelo método dos resíduos. Os modelos serão ajustados para idade, sexo, índice de massa corporal, tabagismo, pressão arterial sistólica, insulina de jejum, tratamento de hiperlipidemia, hipertensão, prevenção de doença cardiovascular ou diabetes. Além disso, existem potenciais variáveis de ajuste que poderão ser utilizadas no presente estudo. Em todas as análises, será considerado um nível de significância estatístico de 5%. Os resultados do presente estudo serão úteis para obter uma melhor compreensão da relação entre a ingestão de nutrientes com a disfunção tireoidiana em adultos, para que assim possam ser adotadas medidas que visem o controle dessa morbidade e consequentemente auxiliem na redução de futuros problemas na população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, GUSTAVO R. G.; GORGULHO, BARTIRA; LOTUFO, PAULO A.; BENSENOR, ISABELA M.; MARCHIONI, DIRCE M. Dietary Selenium Intake and Subclinical Hypothyroidism: A Cross-Sectional Analysis of the ELSA-Brasil Study. NUTRIENTS, v. 10, n. 6 JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.