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Correlação entre nomeação automática rápida e vocabulário expressivo para o português brasileiro

Processo: 16/21129-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 27 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Patrícia Botelho da Silva
Supervisor: Pascale Engel
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université du Luxembourg, Luxemburgo  
Vinculado à bolsa:15/22506-9 - Nomeação automática rápida e consciência fonológica: efeito preditivo para aprendizado de leitura e relação com a dislexia do desenvolvimento, BP.DR
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Predição   Vocabulário   Habilidades para leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:nomeação automática rápida | predição em leitura | Vocabulário expressivo | Desenvolvimento de habilidades cognitivas

Resumo

A identificação das habilidades cognitivas preditoras para o desenvolvimento da leitura pode ser feita por meio de testes aplicados em crianças antes mesmo do processo de alfabetização. Instrumentos que avaliem a nomeação automática rápida e vocabulário são úteis para prever desempenho em leitura. A nomeação automática rápida é a habilidade em nomear rapidamente um símbolo impresso e se relaciona com a fluência de leitura. Já o vocabulário se relaciona com a compreensão da leitura ou competência de leitura. Assim, é importante desenvolver instrumentos que avaliem esses dois aspectos. (AU)

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