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Investigando os substratos neurais do aprendizado de tarefas temporais

Processo: 17/03729-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Bussotti Reyes
Beneficiário:Eliezyer Fermino de Oliveira
Supervisor: Gyorgy Buzsaki
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: NYU Langone Medical Center, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/05473-2 - Caracterizações da atividade eletrofisiológica da via pré-frontal-estriatal no aprendizado de tarefas temporais, BP.MS
Assunto(s):Neurociências   Aprendizagem   Hipocampo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hippocampus | learning | prefrontal cortex | Sharp wave ripples | Timing | Neurociência

Resumo

Percerber o tempo é importante para preparar uma resposta comportamental, por exemplo, um pedestre precisa saber se ele pode cruzar uma rua ou não estimando se ele terá tempo suficiente antes que o carro o alcance. Entender como nós aprendemos a contar um intervalo particular é intrínsico para aumentar nossa compreensão de percepção de tempo e aquisição de intervalo de tempo. Diferente teorias e estudos tentam desvendar a base neural do aprendizado temporal. O hipocampo (HPC) e o córtex pré-frontal medial (mPFC) participam em uma variedade de tarefas temporais. Adicionalmente, nossos resultados preliminares sugerem que tarefas temporais são aprendidas de uma maneira abrupta, não gradualmente, como é a visão gradual tradicional. Nosso objetivo é estudar a intereação entre HPC e mPFC no aprendizado de uma tarefa temporal. Para alcançar tais objetivos, nós iremos registrar massivamente ambas as áreas com silicon probes (256 canais cada) enquanto o animal aprende uma tarefa de bisecção temporal. Além disso, nós iremos desacoplar ambas as áreas com optogenética e com um sistema de controle em malha fechada em períodos fora da tarefa, onde estados propícios de aprendizado podem ocorrer. Isto irá nos permitir estudar (i) Interações de rede entre HPC-mPFC a nível de LFP e spike. (ii) Identificar como o HPC-mPFC muda após o aprendizado de uma tarefa temporal. (iii) Estudar a causalidade entre a interação entre HPC-mPFC e o aprendizado de intervalo temporal.

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ-RUIZ, ANTONIO; OLIVA, AZAHARA; DE OLIVEIRA, ELIEZYER FERMINO; ROCHA-ALMEIDA, FLORBELA; TINGLEY, DAVID; BUZSAKI, GYORGY. Long-duration hippocampal sharp wave ripples improve memory. Science, v. 364, n. 6445, SI, p. 1082+, . (17/03729-2)
OLIVA, AZAHARA; FERNANDEZ-RUIZ, ANTONIO; DE OLIVEIRA, ELIEZYER FERMINO; BUZSAKI, GYORGY. Origin of Gamma Frequency Power during Hippocampal Sharp-Wave Ripples. CELL REPORTS, v. 25, n. 7, p. 1693+, . (17/03729-2)
TUNES, GABRIELA C.; DE OLIVEIRA, ELIEZYER FERMINO; VIEIRA, ESTEVAO U. P.; CAETANO, MARCELO S.; CRAVO, ANDRE M.; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLIFE, v. 11, p. 19-pg., . (16/05473-2, 14/50909-8, 18/20277-0, 17/03729-2, 17/25161-8)
FERNANDEZ-RUIZ, ANTONIO; OLIVA, AZAHARA; DE OLIVEIRA, ELIEZYER FERMINO; ROCHA-ALMEIDA, FLORBELA; TINGLEY, DAVID; BUZSAKI, GYORGY. Long-duration hippocampal sharp wave ripples improve memory. Science, v. 364, n. 6445, p. 28-pg., . (17/03729-2)