Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento termodinâmico do colesterol em misturas com biocompostos lipídicos no trato gastrointestinal

Processo: 16/25778-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Guilherme José Maximo
Beneficiário:Mariane Soares Bonatto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   Equilíbrio sólido-líquido   Óleo de palma   Termodinâmica   Compostos bioativos   Cristalização

Resumo

O colesterol é uma substância lipídica presente naturalmente em produtos de origem animal, sendo que o alto nível deste no sangue está diretamente relacionado a doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, tem-se reportado o potencial de algumas substâncias, em proporcionar benefícios à saúde dos consumidores com relação à diminuição de níveis séricos de colesterol total e LDL. Entre essas o gama-orizanol e a sua principal fonte, o óleo de farelo de arroz, tem demonstrado resultados positivos em ensaios clínicos no tratamento da hipercolesterolemia. Isso é particularmente interessante, considerando o volume desse coproduto, gerado durante o beneficiamento do arroz e a importância da indústria de óleos e gorduras no Brasil. Contudo, apesar dos estudos in vivo, não há trabalhos cujos objetivos tenham sido avaliar o comportamento termodinâmico de fases desses compostos bioativos com o colesterol, o que levaria a respostas sobre os efeitos desses bioativos na sua absorção durante a digestão. Desta forma, os objetivos deste projeto de pesquisa são: I) caracterizar o comportamento de fases do colesterol em misturas com gama-orizanol e óleos vegetais, II) caracterizar o comportamento da cristalização de sistema alimentício modelo enriquecido de gama-orizanol e III) simular o comportamento de uma mistura modelo colesterol + gama-orizanol nas condições gastrointestinais. Os resultados permitirão a aplicação destes bioativos em alimentos à base de óleos e gorduras, fornecendo vantagens competitivas às indústrias alimentícias e informações técnicas para a formulação de políticas públicas de incentivo ao combate às dislipidemias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPERANCA, EDUARDO DE SOUZA; BONATTO, MARIANE SOARES; SHIMAMOTO, GUSTAVO GIRALDI; TUBINO, MATTHIEU; COSTA, MARIANA CONCEICAO; DE ALMEIDA MEIRELLES, ANTONIO JOSE; MAXIMO, GUILHERME JOSE. Phase behavior of cholesterol in mixtures with hypo- and hypercholesterolemic lipids. FOOD & FUNCTION, v. 9, n. 6, p. 3447-3455, JUN 1 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.