Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da função de SPI-6 T6SS e SPI-19 T6SS de Salmonella na competição com bactérias da microbiota intestinal

Processo: 18/25316-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Ethel Bayer Santos
Beneficiário:Julia Takuno Hespanhol
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02178-2 - Função de sistemas de secreção do tipo VI de bactérias patogênicas na interação com células eucarióticas, AP.JP
Assunto(s):Fisiologia   Microbioma gastrointestinal   Toxinas   Escherichia coli   Sorogrupo   Salmonella

Resumo

O genoma de Salmonella Typhimurium codifica um sistema de secreção do tipo VI (T6SS) dentro da ilha de patogenicidade SPI-6. Em Salmonella Gallinarum esse sistema é codificado a partir da ilha de patogenicidade SPI-19. Curiosamente, Salmonella Dublin apresenta os dois T6SS (SPI-6 e SPI-19). Todos esses sistemas são importantes para o estabelecimento de infecções em camundongos e aves. Recentemente foi demonstrado que SPI-6 T6SS de S. Typhimurium é importante na competição com bactérias da microbiota intestinal, pois induz a morte dessas espécies e facilita o estabelecimento da infecção. No entanto, ainda não foi demonstrado se essa função é compartilhada por outros sorotipos que carregam um SPI-6 T6SS e ainda se o T6SS codificado em SPI-19 também apresenta função semelhante. Para esclarecer essas questões, pretendemos construir cepas mutantes para componentes estruturais essenciais desses sistemas, e testar sua capacidade de induzir a morte de Escherichia coli. Espera-se ao final do projeto determinar se todos os T6SS dos sorotipos em estudo induzem morte de outras espécies bacterianas. Esses dados contribuirão para esclarecer quais loci do T6SS apresentam dupla-função, translocando toxinas/efetores tanto para células eucarióticas como procarióticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIBINELLI-SOUSA, STEPHANIE; HESPANHOL, JULIA T.; NICASTRO, GIANLUCCA G.; MATSUYAMA, BRUNO Y.; MESNAGE, STEPHANE; PATEL, ANKUR; DE SOUZA, ROBSON F.; GUZZO, CRISTIANE R.; BAYER-SANTOS, ETHEL. A Family of T6SS Antibacterial Effectors Related to L,D-Transpeptidases Targets the Peptidoglycan. CELL REPORTS, v. 31, n. 12 JUN 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.