Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da digestão in vitro de TPP-quitossomas encapsulando compostos fitoquímicos extraídos de subproduto de cenoura

Processo: 19/22502-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Milena Martelli Tosi
Beneficiário:Bruno Stefani Esposto
Supervisor no Exterior: Paula Jauregi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Reading, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:19/05511-0 - Aproveitamento de subproduto obtido após processamento de cenouras: extração de compostos fitoquímicos, encapsulação e aplicação em filmes biodegradáveis, BP.MS
Assunto(s):Compostos bioativos   Digestibilidade   Microencapsulação   Carotenoides   Lipossomos

Resumo

Compostos bioativos presentes em subproduto de cenoura, tais como polifenóis e carotenoides, podem ser extraídos aplicando ultrassom e etanol como um solvente geralmente reconhecido como seguro (GRAS). No entanto, estes compostos degradam-se facilmente e sua aplicação em produtos alimentícios ou farmacêuticos é comprometida, tornando necessária a encapsulação para melhorar sua estabilidade. Lipossomas são bastante estudados como agentes encapsulantes, mas são facilmente dissolvidos no estômago, e a produção de lipossomas recobertos com quitosana utilizando tripolifosfato de sódio para gelatinização ionotrópica (TPP-quitossomas) é uma alternativa interessante para superar este problema. Portanto, o objetivo deste estudo será encapsular extratos obtidos de subproduto de cenouras em TPP-quitossomas contendo compostos fitoquímicos e avaliar a liberação e a bioacessibilidade de polifenóis e carotenoides no processo de digestão. O método in vitro estático será usado para simular três fases: oral, gástrica e intestinal usando enzimas. Tamanho de partícula, carga superficial e microestrutura das partículas serão analisadas durante o estudo de digestibilidade. Este projeto será útil para a comunidade científica ao indicar um melhor entendimento do comportamento de TPP-quitossomas durante o processo de digestão e também para a sociedade a fim de tornar possível a estabilização de compostos ativos que poderão ser adicionados em alimentos ou coberturas comestíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPOSTO, BRUNO STEFANI; JAUREGI, PAULA; TAPIA-BLACIDO, DELIA R.; MARTELLI-TOSI, MILENA. Liposomes vs. chitosomes: Encapsulating food bioactives. TRENDS IN FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 108, p. 40-48, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.