Busca avançada
Ano de início
Entree

As estratégias de regulação da motivação e da emoção de estudantes de cursos de formação de professores

Processo: 19/24883-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Sofia Pellisson
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Formação de professores   Aprendizagem   Emoções   Motivação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorregulação da aprendizagem | estratégias de regulação | formação de professores | Regulação da Emoção | regulação da motivação | Autorregulação da Aprendizagem

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo gerencia seus pensamentos, motivação, sentimentos e comportamentos visando atingir uma determinada meta. Envolve o planejamento, o monitoramento e a regulação da própria aprendizagem. A aprendizagem autorregulada é um tema de destaque na Psicologia Educacional, não só por estar associada ao sucesso escolar e acadêmico, mas também por ser passível de ser fomentada durante a escolarização formal. Estudos mostram a importância de se investigar os processos autorregulatórios sobretudo daqueles que aspiram a ser professores. Assim, os objetivos da presente pesquisa são identificar as estratégias de regulação emocional e de regulação da motivação de 200 estudantes de cursos de Graduação em Pedagogia de uma Universidade Publica do interior do Estado de São Paulo/SP e investigar possíveis relações das variáveis estudadas com as demográficas como gênero, idade, semestre e turno do curso. Os dados serão coletados on-line por meio de três instrumentos: um questionário sobre dados demográficos e duas escalas do tipo Likert para avaliação das estratégias de regulação emocional e motivacional da amostra. Os dados serão analisados quantitativamente pelos procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Identificar se estudantes em cursos de formação de professores conhecem e utilizam estratégias de regulação emocional e motivacional, bem como quais as variáveis estão associadas ao seu uso é muito importante. A literatura mostra que o conhecimento e o emprego dessas estratégias por parte dos professores, certamente, contribuirão para que eles as promovam em seus alunos e os auxiliem a serem estudantes estratégicos e autorregulados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELLISSON, Sofia. As estratégias de regulação da motivação e da emoção de estudantes de cursos de formação de professores. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.