Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento de um modelo 3d in vitro de retinose pigmentar

Processo: 21/14227-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Alexandre Hiroaki Kihara
Beneficiário:Gabrieli Bovi dos Santos
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Necroptose   Degeneração neural   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fosfodiesterase | necroptose | Neurodegeneração | retinose pigmentar | Biologia molecular

Resumo

A retina pode ser afetada por diversos tipos de doenças, com ou sem origem em alterações genéticas, que podem comprometer tanto a sua estrutura morfológica e a sobrevida de células específicas. Dentre essas doenças, se destaca a retinose pigmentar (RP), uma doença hereditária com diversas mutações relacionadas, especialmente em genes que codificam proteínas necessárias para a fototransdução em bastonetes. A RP com mutações no gene da fosfodiesterase 6 ² (PDE6²), ocasiona na perda de bastonetes pelo elevado nível tóxico de guanosina monofosfato cíclico (cGMP). A mutação na PDE6² altera a atividade celular que resulta em apoptose, mas recentemente uma nova via de morte celular foi relacionada à RP, a necroptose. A necroptose pode ser considerada como uma 'necrose programada' e, além disso, pode influenciar na transcrição de genes inflamatórios, sendo escassa a literatura sobre a necroptose na RP. O objetivo deste trabalho é estabelecer um modelo de RP in vitro em culturas celulares puras de fotorreceptores submetidas à luz e observar a relação da necroptose com o gene PDE6². Com isso, pretendemos estabelecer um modelo in vitro que possa recapitular a perda de fotorreceptores que ocorre durante a progressão da RP. A obtenção deste modelo pode ser útil para o teste de novas moléculas e manipulações gênicas visando estabelecer estratégias terapêuticas para o tratamento da RP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOVIO, MARILIA INES; DE LIMA-VASCONCELLOS, THEO HENRIQUE; DOS SANTOS, GABRIELI BOVI; ECHEVERRY, MARCELA BERMUDEZ; COLOMBO, ELISABETTA; MATTOS, LEONARDO S.; RESENDE, RODRIGO RIBEIRO; KIHARA, ALEXANDRE HIROAKI. Retinal organoids from human-induced pluripotent stem cells: From studying retinal dystrophies to early diagnosis of Alzheimer?s and Parkinson?s disease. SEMINARS IN CELL & DEVELOPMENTAL BIOLOGY, v. 144, p. 10-pg., . (21/14227-3, 21/03711-1, 19/17892-8, 20/02035-0, 20/11667-0, 21/11969-9, 17/26388-6)