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Descritores psicoacústicos com suporte computacional para a análise da música de massas sonoras

Processo: 21/11880-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 17 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 16 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Micael Antunes da Silva
Supervisor: Solvi Ystad
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Laboratoire Perception Représentations Image Son Musique (PRISM), França  
Vinculado à bolsa:19/09734-3 - Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais, BP.DR
Assunto(s):Análise musical   Psicoacústica   Musicologia   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Gyorgy Ligeti | música de massas sonoras | musicolocia sistemática | Psicoacústica | Análise musical assistida por modelos computacionais

Resumo

Este projeto apresenta uma proposta de intercâmbio no Laboratório PRISM da Aix-Marseille Université, Marseille, França. O principal objetivo deste projeto é a realização de uma importante etapa de nossa pesquisa com a implementação de descritores psicoacústicos para consolidar a metodologia de análise da música de massas sonoras que estamos desenvolvendo em nosso estudo de doutorado. Nós ja discutimos nossa proposta com a Prof. Dr. Sølvi Ystad, que será a supervisora de nosso BEPE. Ela trabalha com o grupo de engenharia e percepção do Laboratório PRISM e nós encontramos interesses mútuos no desenvolvimento da proposta de pesquisa apresentada aqui. Neste projeto, apresentamos primeiramente a nossa motivação para o estágio em pesquisa, ressaltando o alinhamento de nossa proposta de pesquisa com os estudos desenvolvidos no Laboratório PRISM. Então, nós apresentamos o objetivo principal que é focado nas perspectivas musicológicas recentes que temos desenvolvido no contexto da análise musical da música de massas sonoras. Centramos nosso objeto de estudo na ideia de complexidade sonora, padrões perceptuais e estruturas sonoras invariantes. Posteriormente, discutimos a contribuição desta proposta de BEPE que é o uso de ferramentas computacionais para a análise de obras de György Ligeti com descritores psicoacústicos. Então, apresentamos os objetivos e metodologia deste BEPE focando na implementação de descritores psicoacústicos que representam características frequenciais e temporais da textura de massas sonoras. Finalmente, nós expomos o cronograma de 12 meses do nosso BEPE, assim como os critérios de avaliação dos resultados obtidos no período. (AU)

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