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Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em adultos surdos

Processo: 07/58185-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Juliana Barbosa Consoni
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua portuguesa   Educação de pessoas com deficiência auditiva   Equivalência de estímulos   Transferência de função   Pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensinio De Sequencias Ordinais | Ensino De Libras | Equivalencia De Estimulos | Escolha De Acordo Com O Modelo | Surdos

Resumo

Os surdos aprendem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua. Na LIBRAS há uma maior flexibilidade na construção de frases do que na língua portuguesa escrita, que é aprendida como língua instrumental. A aprendizagem de seqüências gramaticais da língua portuguesa, pelo surdo, pode-se tornar difícil, e implicar em inúmeras dificuldades escolares e, consequentemente, dificuldades para inclusão social. O presente estudo pretende identificar um procedimento efetivo para o ensino de sequências da língua portuguesa escrita para surdos. Participarão do estudo e três adultos surdos. Três classes de estímulos serão ensinadas: sujeito, verbo e advérbio. As classes de estímulos serão formadas através de tarefas de escolha de acordo com o modelo, de acordo com o paradigma de equivalência de estímulos. Em seguida, a ordem sequencial sujeito-verbo-advérbio (SVA) será diretamente ensinada envolvendo apenas um membro de cada classe. A sequência SVA será ensinada através de tarefas de escolha de acordo com o modelo com resposta construída. Finalmente, testes das possíveis combinações restantes da sequência de SVA serão introduzidos para verificar a emergência de novas relações sequenciais. (AU)

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