Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino do comportamento de subtrair em jovens com deficiencia mental baseado no paradigma de equivalencia de estimulos.

Processo: 03/05699-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Aline Gimenes Folsta
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Mental | Equivalencia De Estimulos | Habilidade Matematica | Operacoes Aritmeticas | Subtracao

Resumo

Atualmente, o domínio de alguns conceitos matemáticos tornou-se indispensável. Utilizamos cálculos e números o tempo todo, ao comprar coisas, pagar taxas ou manusear dinheiro. Habilidades aritméticas básicas são pré-requisitos de tarefas acadêmicas e atividades não acadêmicas que uma pessoa deve aprender para atuar de forma autônoma. Considerando o trabalho como forma de inclusão dos indivíduos com deficiência mental na sociedade, é importante que essas pessoas dominem operações aritméticas básicas, que são comumente exigidas. A Análise Experimental do Comportamento tem desenvolvido procedimentos eficazes para o ensino de habilidades matemáticas para pessoas normais e com deficiência mental, especialmente na área de equivalência de estímulos. O presente estudo analisará o processo de aprendizagem do comportamento matemático de subtrair, em jovens com deficiência mental, por meio de procedimentos baseados no paradigma de equivalência de estímulos. O desempenho de cinco estudantes de uma escola especial, com idade entre 11 e 21 anos, será analisado utilizando-se um programa computacional para o ensino da operação aritmética de subtrair, com a utilização de discriminações condicionais em um contexto de escolha de acordo com o modelo (MT53) e com resposta construída (CRMTS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)