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Schoenberg em Adorno: a racionalização musical no século XX

Processo: 06/57887-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Enrique Valarelli Menezes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Composição musical   Racionalização   Modernidade   Theodor W. Adorno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Composicoa | Modernidade | Racionalizacao | Schoenberg

Resumo

Este projeto pretende compreender e comentar a relação que o filósofo e compositor Theodor W. Adorno estabeleceu entre a filosofia e as novas formas de composição musical surgidas na primeira metade do século XX. Para tanto, a pesquisa pretende analisar uma composição em particular para orientar-se, estudando como se dá a relação entre essa obra e seus desdobramentos posteriores. A obra Sinfonia de Câmara op.9 de Arnold Schoenberg (1906) parece apropriada, por ser uma das obras-limite de um compositor fundamental na reflexão adorniana. Também consideramos a alta e reconhecida influência deste compositor sobre os paradigmas de toda a nova música, tendo sido caudatário direto ou indireto de grande parte da reflexão sobre o tratamento do material musical no início do século XX. Outras obras do período pré-dodecafônico de A. Schoenberg serão comparadas com a Op.9 para melhor situá-la. Para tanto, serão analisadas também composições dos Opus 2,11,16 e 19. (AU)

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