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Caraibas e jesuitas no brasil colonial: negociacoes simbolicas decorrentes do encontro na segunda metade do seculo xvi.

Processo: 04/10704-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Adone Agnolin
Beneficiário:Jose Mario Mergel Manechini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jesuítas   Tupi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caraibas | Demonizacao | Jesuitas | Reforma Das Missoes | Tupi

Resumo

Este trabalho almeja examinar a questão do "encontro" - como definido na Introdução desse projeto - entre os missionários jesuítas e os caraíbas Tupi, no Brasil, na segunda metade do século XVI. Este encontro é centrado na figura dos caraíbas, que eram vistos pelos europeus tanto no discurso jesuítico como nos textos dos viajantes coloniais, enquanto instrumentos do Demônio, e representavam, ao mesmo tempo, uma figura extremamente importante junto às culturas Tupi, sendo responsáveis pelas crenças rituais e mitos. Os índios, que na perspectiva missionária eram sujeitados pela influência maligna e demoníaca dos pajés, deveriam, portanto ser isolados destes e convertidos pela catequese, abandonando seus rituais e costumes, de forma a determinar uma homogeneização. A base desta homogeneização convergia inicialmente sobre alguns referenciais ocidentais, devendo, por exemplo, os índios vestirem-se, freqüentarem a missa, confessarem seus pecados aos padres e abandonarem a prática da antropofagia. Este processo, contudo, não se deu em sentido único: a reciprocidade do processo pode ser verificada em certa circularidade da incorporação de costumes dos dois lados do encontro. Finalmente, para este projeto de conversão do gentio se fazia necessário, aos olhos do missionário, que os caraíbas fossem expulsos da sociedade indígena e por eles substituídos, deslocando o focus "distribuidor de cultura" dos caraíbas para os missionários. (AU)

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