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Conhecimento das regras de correspondência grafo-fonêmicas por escolares de primeiro a quinto anos do ensino fundamental

Processo: 08/53204-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Natália Fusco
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Escolaridade   Leitura   Avaliação fonoaudiológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Avaliacao | Escolaridade | Leitura | Processamento Fonologico | Processamento Ortografico

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral elaborar protocolo de avaliação de leitura baseado nas regras de decodificação do português brasileiro. E por objetivos específicos verificar o nível de conhecimento dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino fundamental quanto ao uso das regras do português brasileiro e comparar o nível de conhecimento dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino fundamental quanto ao uso das regras do português submetido, quanto ao gênero, a faixa etária e a escolaridade. Participarão deste estudo 150 escolares de escola pública municipal, distribuídos entre o 1º e o 5º ano escolar, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 anos a 10 anos de idade, agrupados por ano escolar em 5 grupos. Será elaborado protocolo de verificação do Nível de Conhecimento das regras do português brasileiro, composto por 100 palavras e 80 figuras distribuídas em 6 categorias (WATERS, BRUCK, MALUS, ABRAMOVITZ, 1988): palavras regulares, palavras irregulares, palavras regulares incorretas com trocas visuais, palavras regulares incorretas com trocas fonológicas, palavras incorretas homófonas e pseudo palavras. Os resultados serão analisados estatisticamente utilizando o Teste de Mann-Whitney, com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre grupos nas categorias de avaliação da leitura. Outro método de análise estatística que deverá ser utilizado é a aplicação do Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre gênero, faixa etária e escolaridade. (AU)

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