Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da insulina na ativacao de vias de sinalizacao mapk, erk e nf-kb e expressao de inos e cox2 em celulas pulmonares de ratos com inflacao pulmonar por lps ou alergica.

Processo: 06/54691-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Sônia Jancar
Beneficiário:Joilson de Oliveira Martins
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03982-5 - Aspectos moleculares envolvidos na atividade microbicida e inflamatória de leucócitos no pulmão, AP.TEM
Assunto(s):Transdução de sinais   Pneumonia   Lipopolissacarídeos   Inflamação alérgica   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao Alergica | Inflamacao Pulmonar | Insulina | Lipopolissacarideo | Vias De Sinalizacao

Resumo

A insulina regula o metabolismo celular modulando a atividade de proteínas envolvidas na sinalização intracelular. Entretanto, pouco se conhece sobre quais cascatas de sinalização a insulina age. Neste projeto pretende-se avaliar o papel da insulina nas vias de sinalização celular acionadas na vigência da inflamação pulmonar induzida por LPS e na inflamação alérgica pulmonar em ratos, enfocando as vias da MAPK, ERK e NF-kB. Para tanto será feita uma análise comparativa destas vias em homogenatos de pulmões ou em macrófagos isolados do BAL de ratos normais e diabéticos submetidos à inflamação por LPS ou alérgica e o efeito da reposição de insulina. Inicialmente será feita a extração diferencial de proteínas citoplasmáticas e nucleares no pulmão, utilizando o reagente NE-PER® (Pierce tecnology); seguida da determinação na fração de proteínas citoplasmáticas, das proteínas p38 (43 kDa), pERK1/2 (44/42 kDa) e plKB (41 kDa), e na fração de proteínas nucleares, das proteínas Phosp-p65-NF-kB (65 kDa) e total-p65-NF-kB (65 kDa) por Western Blot. A via do NF-kB está relacionada com a expressão das enzimas COX2 e iNOS responsáveis pela produção de moléculas inflamatórias e reguladores celulares importantes, como PGs e oxido nítrico. Assim, será avaliada também a expressão destas enzimas em macrófagos alveolares de ratos nas condições acima. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAJASEKARAN, SUBU SURENDRAN; ILLIES, CHRISTOPHER; SHEARS, STEPHEN B.; WANG, HUANCHEN; AYALA, THAIS S.; MARTINS, JOILSON O.; DARE, ELISABETTA; BERGGREN, PER-OLOF; BARKER, CHRISTOPHER J.. Protein kinase- and lipase inhibitors of inositide metabolism deplete IP7 indirectly in pancreatic beta-cells: Off-target effects on cellular bioenergetics and direct effects on IP6K activity. CELLULAR SIGNALLING, v. 42, p. 127-133, . (14/05214-1, 10/02272-0, 06/54691-0)