Busca avançada
Ano de início
Entree

Validation of molecular classifiers ín head and neck

Processo: 07/50609-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fernando Augusto Soares
Beneficiário:Marcilei Eliza Cavicchioli Buim
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14335-2 - Antonio Prudente Cancer Research Center, AP.CEPID
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Glândula tireoide   Carcinoma   Marcador molecular

Resumo

O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço é o quinto mais comum câncer no mundo todo. A incidência global desse tipo de câncer é de 780.000 novos casos por ano. Os principais fatores etiológicos são o tabagismo, etilismo e infecção por HPV. O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço tem característica bastante heterogênea em relação ao comportamento biológico. Tumores com os mesmos fenótipos podem ter cursos clínicos bastante diferentes. Várias alterações genéticas já foram identificadas na carcinogênese de cabeça e pescoço, entretanto, elas ainda não são utilizadas na identificação desses tumores. Atualmente os parâmetros clínicos e histopatológicos são usados na classificação do câncer de cabeça e pescoço, mas eles fornecem poucas informações na determinação da identificação do comportamento clínico do tumor. O objetivo desse trabalho é identificar painéis de novos biomarcadores efetivos no estadiamento e prognóstico dos carcinomas epidermóides oral. Serão utilizados neste trabalho técnicas de Tissue Microarray e Real Time-PCR para investigar várias vias biológicas: como a via do Wnt, relacionada a proliferação, diferenciação celular e apoptose; a via de proteínas transmembrânicas, as tetraspanin CDs, relacionada a adesão, diferenciação e proliferação celular; vias do ciclo celular e índice proliferativo; e marcadores tradicionais, como c-erbB-2, pS3, citoceratinas e p63. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVICCHIOLI BUIM, MARCILEI ELIZA; GURGEL, CLARISSA ARAUJO S.; GONCALVES RAMOS, EDUARDO ANTONIO; LOURENCO, SILVIA VANESSA; SOARES, FERNANDO AUGUSTO. Activation of sonic hedgehog signaling in oral squamous cell carcinomas: a preliminary study. HUMAN PATHOLOGY, v. 42, n. 10, p. 1484-1490, OCT 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.