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Analises experimentais e metodologicas de variaveis de procedimento na emergencia de classes de estimulos equivalentes por criancas com necessidades educativas especiais.

Processo: 00/00951-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Ivy Gonçalves de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Condicionamento (psicologia)   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Discriminativa | Classes De Estimulos | Discriminacao Condicional | Ensino Fundamental | Equivalencia De Estimulos | Estrutura De Treino

Resumo

A necessidade de estudos sobre efeitos de variáveis de procedimento na emergência de relações equivajentes, justifica-se pela importância destes fenômenos para a compreensão de repertórios relacionados com a formação de conceitos arbitrários, processos de categorização e de transferência de relações de significado. Pesquisadores do E.K. Shriver Center (Boston) sugerem que dificuldades na emergência destas relações equivalentes refletem incoerências nas topografias de controle de estímulo estabelecidas pelas contingências de treino e teste. Pesquisadores da Universidade de Kansas (EUA) sugerem que tais dificuldades poderiam ser função da estrutura de treino, sendo que a estrutura na qual os nódulos exercem função de estímulos, de escolha (CaN) proporcionam, em maior densidade, o treino das habilidades discriminativas exigidas pelas contingências de teste. Pretende-se avaliar se resultados positivos nos testes de relações equivalentes seriam obtidos com maior regularidade após a exposição à estrutura CaN, tanto com a adoção do blocked trial procedure, quanto do blank comparison matching-to-sample, para estabelecimento da linha de base. São propostos quatro experimentos, com a utilização do procedimento de matching-to-sample simultâneo e a participação de crianças do ensino público fundamental com dificuldades no acompanhamento do currículo regular. (AU)

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