Busca avançada
Ano de início
Entree

Acompanhamento da evolução nutricional em indivíduos vivendo com HIV/AIDS, atendidos em serviços de referência na Cidade de São Paulo

Processo: 05/50948-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Maíra Ladeia Rodrigues Curti
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipodistrofia   HIV   Avaliação nutricional

Resumo

O Objetivo deste estudo é acompanhar e avaliar a evolução do estado nutricional e de alterações morfológicas em pacientes vivendo com HIV/Aids, em uso de terapia anti-retroviral de alta atividade (HAART). Metodologia: estudo de coorte prospectivo, envolvendo adultos usuários de um serviço de referência no tratamento de HIV/AIDS em São Paulo. O estudo abrangerá indivíduos portadores de HIV/AIDS de ambos os sexos, em uso de terapia HAART. A amostra será composta de 90 pacientes/participantes de um estudo financiado pela Fapesp no qual este projeto está incluído. As variáveis dependentes serão presença de sobrepeso, alterações na distribuição de gordura, e perda/atrofia de gordura periférica e serão mensuradas em quatro momentos. A presença de sobrepeso será avaliada pelo índice de Massa Corporal (IMC), calculado a partir das medidas de peso e estatura. A circunferência da cintura será o indicador de acúmulo de gordura centrípeta e a dobra cutânea subescapular o indicador de acúmulo de deposição de gordura alterada. A perda de gordura periférica será mensurada a partir das dobras cutâneas triciptal e biciptal. As variáveis de controle ou ajuste investigadas serão relativas às características sócio-demográficas (sexo, idade, escolaridade e renda) e tempo de tratamento e adesão à terapia HAART. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAÍRA LADEIA RODRIGUES CURTI; LUARA BELLINGHAUSEN ALMEIDA; PATRÍCIA CONSTANTE JAIME. Evolução de parâmetros antropométricos em portadores do vírus da Imunodeficiência Humana ou com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: um estudo prospectivo. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 23, n. 1, p. -, Fev. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.